Benefícios

Por que meu PIS aparece não habilitado? O que é RAIS do PIS?

Confira como resolver mensagem de PIS não habilitado

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 02/03/2022 às 23:35 | Atualizado em 23/12/2022 às 12:25
Notícia
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Brasil teve resultado negativo no mês de dezembro de 2022 em relação à criação de vagas formais - FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

O abono salarial do PIS está sendo pago pela Caixa Econômica Federal desde o último dia 8 de fevereiro, mas continua levantando dúvidas e apresentando problemas entre os trabalhadores.

Entre as perguntas mais frequentes dos beneficiários do PIS 2022 estão "por que meu PIS aparece não habilitado?" e "o que é RAIS do PIS?". Confira a resposta abaixo.

Por que meu PIS aparece não habilitado? Veja como resolver

Alguns trabalhadores tem se queixado de receber a mensagem de PIS não habilitado na Carteira de Trabalho Digital quando tentam consultar o saldo a ser recebido.

Normalmente o problema surge por conta de dados não atualizados pelo empregador no site da RAIS [veja mais abaixo o que é RAIS do PIS].

Confira como resolver o problema no vídeo abaixo:

O que é RAIS do PIS?

Outra dúvida comum entre os trabalhadores é o que é RAIS do PIS? A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) é o banco de dados do governo federal que reúne as informações do trabalhador.

O objetivo da RAIS é manter os dados atualizados para levantamento de estatísticas, controle da atividade trabalhista no Brasil.

Ter as informações atualizadas na RAIS é um dos requisitos para receber o abono salarial do PIS 2022.

Comentários