Aposentados e pensionistas

Meu INSS fora do ar: INSS volta a atender presencialmente

INSS retoma atendimento presencial; agendamento prévio não é necessário

Maria Clara Batista
Maria Clara Batista
Publicado em 03/03/2022 às 8:22 | Atualizado em 04/03/2022 às 10:11
Notícia
Antônio Cruz/Agência Brasil
Agências do INSS estarão fechadas no feriado de Corpus Christi - FOTO: Antônio Cruz/Agência Brasil

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) planeja retornar o atendimento presencial aos aposentados e pensionistas nas agências de todo o país sem a necessidade de realizar agendamento prévio.

O suporte presencial valerá apenas para alguns serviços, como:

  • Atendimento jurídico;
  • Orientação aos segurados;
  • Agendamentos de serviços;
  • Emissão de senha para o portal Gov.br.

As regras do atendimento presencial, ou também atendimento espontâneo, foram divulgadas na portaria 982 publicada no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (2).

De acordo com o documento, o retorno do serviço presencial deverá ocorrer de maneira gradual e em formato de atendimento que não cause filas externas ou aglomerações no interior das agências.

Como ser atendido no INSS?

Para receber atendimento em uma agência sem agendamento, o beneficiário deve apresentar documento oficial com foto, para quem tiver mais de 16 anos. 

Já para pessoas com menos de 16 anos, a certidão de nascimento serve.

E quem tiver apenas o documento eletrônico, como RG e CNH? 

Nos casos de quem tiver somente o documento eletrônico, é possível apresentá-lo nas agências. Segundo a portaria, esses documentos tem a mesma validade que os físicos.

Vale ressaltar que representantes legais e procuradores também precisam se identificar.

O atendimento ocorrerá por meio da distribuição de senhas nas agências.

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Meu INSS fora do ar

O atendimento presencial pode ser uma saída para aqueles que encontrarem o aplicativo Meu Inss fora do ar, ou seja, sem funcionar.

O aplicativo oferta, de modo digital, mais de 90 serviços de atendimento ao segurado.

Veja alguns exemplos de serviços disponíveis no Meu INSS:

  • Pedidos de aposentadoria e pensão;
  • Agendamento de perícia para auxílio-doença;
  • Liberação de documentos;
  • Extrato de aposentadoria.

Telefone INSS

Também é possível receber atendimento pela central de telefone do INSS, o número é 135.

O atendimento ocorre de segunda a sábado, das 7h às 22h. 

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Meu INSS

No aplicativo Meu INSS você pode simular o valor de uma futura aposentadoria, bem como solicitar o pagamento de benefício não recebido. 

Ou seja, é possível recuperar o dinheiro que não foi sacado pelo cidadão por algum motivo.

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