
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) planeja retornar o atendimento presencial aos aposentados e pensionistas nas agências de todo o país sem a necessidade de realizar agendamento prévio.
O suporte presencial valerá apenas para alguns serviços, como:
- Atendimento jurídico;
- Orientação aos segurados;
- Agendamentos de serviços;
- Emissão de senha para o portal Gov.br.
As regras do atendimento presencial, ou também atendimento espontâneo, foram divulgadas na portaria 982 publicada no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (2).
De acordo com o documento, o retorno do serviço presencial deverá ocorrer de maneira gradual e em formato de atendimento que não cause filas externas ou aglomerações no interior das agências.
Como ser atendido no INSS?
Para receber atendimento em uma agência sem agendamento, o beneficiário deve apresentar documento oficial com foto, para quem tiver mais de 16 anos.
Já para pessoas com menos de 16 anos, a certidão de nascimento serve.
E quem tiver apenas o documento eletrônico, como RG e CNH?
Nos casos de quem tiver somente o documento eletrônico, é possível apresentá-lo nas agências. Segundo a portaria, esses documentos tem a mesma validade que os físicos.
Vale ressaltar que representantes legais e procuradores também precisam se identificar.
O atendimento ocorrerá por meio da distribuição de senhas nas agências.
Meu INSS fora do ar
O atendimento presencial pode ser uma saída para aqueles que encontrarem o aplicativo Meu Inss fora do ar, ou seja, sem funcionar.
O aplicativo oferta, de modo digital, mais de 90 serviços de atendimento ao segurado.
Veja alguns exemplos de serviços disponíveis no Meu INSS:
- Pedidos de aposentadoria e pensão;
- Agendamento de perícia para auxílio-doença;
- Liberação de documentos;
- Extrato de aposentadoria.
Telefone INSS
Também é possível receber atendimento pela central de telefone do INSS, o número é 135.
O atendimento ocorre de segunda a sábado, das 7h às 22h.
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Meu INSS
No aplicativo Meu INSS você pode simular o valor de uma futura aposentadoria, bem como solicitar o pagamento de benefício não recebido.
Ou seja, é possível recuperar o dinheiro que não foi sacado pelo cidadão por algum motivo.
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