Aposentados e pensionistas

Meu INSS fora dor ar? Veja como ser atendido presencialmente nas Agências de Previdência Social

Atendimento do INSS volta de maneira presencial e sem necessidade de agendamento prévio

Maria Clara Batista
Maria Clara Batista
Publicado em 03/03/2022 às 9:28 | Atualizado em 04/03/2022 às 10:10
Notícia
Agência Brasil
Cerca de 85 mil segurados do INSS que recebem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) podem ter o benefício suspenso - FOTO: Agência Brasil

O atendimento do INSS terá retorno presencial nas Agências de Previdência Social - APS, de acordo com portaria 982 divulgada pelo Diário Oficial da União nessa quarta-feira (2).

Segundo o documento, o retorno do serviço presencial deverá ocorrer de maneira gradual e em formato de atendimento que não cause filas externas ou aglomerações no interior das agências.

Veja os serviços disponíveis no atendimento presencial do INSS:

  • Atendimento jurídico;
  • Orientação aos segurados;
  • Agendamentos de serviços;
  • Emissão de senha para o portal Gov.br.

Como ser atendido no INSS?

Para receber atendimento em uma agência sem agendamento, o beneficiário deve apresentar documento oficial com foto, para quem tiver mais de 16 anos.

Já para pessoas com menos de 16 anos, a certidão de nascimento serve.

E quem tiver apenas o documento eletrônico, como RG e CNH?

Nos casos de quem tiver somente o documento eletrônico, é possível apresentá-lo nas agências. Segundo a portaria, esses documentos tem a mesma validade que os físicos.

Vale ressaltar que representantes legais e procuradores também precisam se identificar.

O atendimento ocorrerá por meio da distribuição de senhas nas agências.

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Atendimento espontâneo INSS

O atendimento presencial do INSS, também chamado atendimento espontâneo, terá retomada gradual nas APS.

Haverá triagem para o acesso às agências da Previdência. Também serão distribuídas senhas aos segurados do INSS.

Os idosos a partir de 80 anos terão atendimento prioritário.

Atendimento agendado

As pessoas que tiverem atendimento agendado nas agências também precisarão gerar uma senha no dia marcado.

Nas APS, a tolerância máxima será de 15 minutos de atraso para a emissão de senha de serviços agendados, conforme horário de funcionamento das agências.

O prazo pode ser maior, a decisão depende do gestor local.

De acordo com a portaria, em caso de atendimentos não realizados por indisponibilidade momentânea no local, ausência de profissional ou indisponibilidade de sistemas, os atendimentos serão remarcados.

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Retorno presencial

As atividades presenciais das Agências de Previdência Social foram suspendidas no final de março de 2020, momento crítico da pandemia no Brasil. 

Em outubro de 2020, o atendimento presencial retornou às agências somente para alguns serviços, como a perícia médica e a entrega de documentos complementares para a aposentadoria.

Telefone INSS

Também é possível receber atendimento pela central de telefone do INSS, o número é 135.

O atendimento ocorre de segunda a sábado, das 7h às 22h.

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