
Na última quarta-feira (3), a farmacêutica Sanofi Medley anunciou que lotes do medicamento Losartana precisam ser recolhidos.
O remédio é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente para o tratamento da hipertensão arterial.
Porque Losartana foi recolhida?
A Sanofi Medley, responsável pelo medicamento, decidiu recolher a Losartana da marca Medley por apresentar impurezas mutagênicas. Essas impurezas poderiam alterar o DNA do paciente e aumentar o risco de desenvolvimento de câncer a longo prazo.
A intenção do laboratório é recolher o produto para que o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) seja ajustado. Assista ao vídeo:
Quais os tipos de Losartana que precisam ser devolvidos?
O anúncio de recall do medicamento Losartana pegou muita gente de surpresa. O laboratório explicou que o recolhimento é uma "medida de precaução".
Os tipos de Losartana recolhidos pela Medley são os seguintes:
- Losartana potássica hidroclorotiazida 50 mg 12,5 mg;
- Losartana potássica hidroclorotiazida 100 mg 25 mg;
- Losartana potássica 50 mg;
- Losartana potássica 100 mg.
A recomendação é de que os usuários consultem o médico para saber como continuar o tratamento e substituir o medicamento.
O recolhimento do produto é gratuito e, caso tenha dúvidas, o usuário pode entrar em contato com a Medley pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor da Medley: 0800-703-0014.
Losartana potássica 50mg: para quê serve?
Diante do anúncio de recall, muitos brasileiros têm se perguntando para quê serve Losartana potássica 50mg? O medicamento é um dos tipos recolhidos pela Medley.
A Losartana potássica serve para o tratamento de hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e para a proteção dos rins de pacientes com diabetes tipo 2 e proteinúria (excesso de proteínas na urina).
A medicação age no sistema circulatório, diminuindo a pressão arterial e facilitando a circulação de sangue.
Comentários