Semana santa

Pode beber cerveja na semana santa? Pode beber vinho? Entenda a tradição religiosa

De acordo com a religião católica, a Sexta-feira Santa (ou sexta-feira da paixão), que seria o dia da crucificação, é um dia dedicado a abstenção.

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 14/04/2022 às 16:01
Notícia
Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil
Durante este período de vacinação, uma dúvida que muitas pessoas têm é: pode beber depois de tomar a vacina contra a covid-19? - FOTO: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma das tradições mais populares do cristianismo, a Páscoa celebra a ressureição de Jesus Cristo, após três dias da sua morte. 

De acordo com a religião, o filho Deus veio mundo para morrer em prol da salvação de toda humanidade.

De acordo com a religião católica, a Sexta-feira Santa (ou sexta-feira da paixão), que seria o dia da crucificação, é um dia dedicado a abstenção.

Pode beber cerveja na semana santa? Pode beber vinho?

O vinho é a única bebida permitida na sexta-feira santa. Porém, é importante salientar que, para os cristãos mais conservadores, a embriaguez é tida como pecado. 

Ainda de acordo com os costumes da igreja, não é permitido a participação em qualquer festa ou balada antes da meia noite. 

Porque tem que comer peixe na semana santa?

De acordo com a religião católica, a Sexta-feira Santa (ou sexta-feira da paixão) é um dia dedicado a abstenção.

Pela tradição, neste dia, ocorre e privação de consumir carne vermelha ou carne branca. Com isso, é comum que muitas pessoas substituam o alimento pelo peixe. 

A abstenção de carne na Sexta-Feira Santa ocorre em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício.

Além disso, muitos religiosos destacam que a realização do jejum é uma prática daqueles que desejam ser afastados do pecado.

Onde surgiu a tradição?

Possivelmente, a tradição começou na Idade Média. Neste mesmo período surgiu a tradição católica de fazer jejum toda sexta-feira. 

No século IX, durante o pontificado de Nicolau I, foi imposta a prática de abdicar de carne toda sexta-feira a todos os cristãos maiores de sete anos.

No início da prática, os religiosos abriam mãe de comer carne nas quartas e nas sextas. Além disso, laticínios e ovos também não eram consumidos. 

No entanto, perdeu força, e a Igreja defende atualmente a abstenção apenas na sexta. Hoje em dia, a prática da privação de carne durante a Sexta-Feira Santa segue vigente.

Há pessoas também não comem carne na quarta-feira de cinzas, após o período de carnaval. 

Comentários