Previdência

Comunicado de decisão INSS: saiba como emitir Carta de Concessão de Benefício

Documento pode ser obtido pela internet; veja como

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 18/04/2022 às 18:31
Notícia
Divulgação
O "Meu INSS" é um aplicativo criado pela Previdência Social para acessar os benefícios previdenciários e assistenciais destinados aos trabalhadores, que cumprem os requisitos da lei. - FOTO: Divulgação

Muitas vezes, o cidadão que recebe algum benefício da Previdência Social precisa comprovar que é segurado do INSS.

Para isso, existe a Carta de Concessão de Benefício do INSS, ou comunicado de decisão INSS.

Com ela, o beneficiário do INSS pode realizar solicitações previdenciárias e ter acesso às informações do benefício, seja ele aposentadoria, pensão ou auxílio.

Confira, abaixo, como emitir a Carta de Concessão de Benefício do INSS.

MEU INSS: COMO EMITIR COMUNICADO DE DECISÃO INSS?

Como explicado acima, o comunicado de decisão do INSS tem informações importantes sobre o benefício aprovado, como:

  • espécie e número do benefício;
  • forma de cálculo do valor do benefício;
  • valor;
  • data e local de pagamento, ou seja, o banco.

Dessa forma, as pessoas que recebem algum benefício do INSS tem direito à Carta de Concessão de Benefício.

Normalmente, o documento é enviado pelos correios à residência do segurado dentro do período em que o benefício é avaliado pelo INSS e aprovado. No entanto, o beneficiário pode solicitar o documento por outras formas.

PASSO A PASSO PARA EMITIR PELA INTERNET

  1. Acesse o aplicativo ou site do Meu INSS (o acesso é feito com uma conta Gov.br, com o CPF e senha)
  2. Procure nas opções do menu por "Cartão de Concessão"
  3. Acesse o documento e baixe, caso necessário

PASSO A PASSO PARA AGENDAR EMISSÃO NUMA AGÊNCIA

  1. Acesse o aplicativo ou site do Meu INSS
  2. Procure pelo botão "Novo Pedido" e clique
  3. Digite o nome do serviço desejado (no caso, a Carta de Concessão) e clique
  4. Siga as instruções indicadas na tela

TELEFONE INSS

Caso o sistema informatizado da Previdência, ou seja, o site e aplicativo do Meu INSS, esteja fora do ar, o segurado ainda pode buscar atendimento através do número de telefone do INSS.

A Central de Atendimento do INSS funciona no número 135, disponível de segunda a sábado das 7h as 22h.

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