
Muitas vezes, o cidadão que recebe algum benefício da Previdência Social precisa comprovar que é segurado do INSS.
Para isso, existe a Carta de Concessão de Benefício do INSS, ou comunicado de decisão INSS.
Com ela, o beneficiário do INSS pode realizar solicitações previdenciárias e ter acesso às informações do benefício, seja ele aposentadoria, pensão ou auxílio.
Confira, abaixo, como emitir a Carta de Concessão de Benefício do INSS.
MEU INSS: COMO EMITIR COMUNICADO DE DECISÃO INSS?
Como explicado acima, o comunicado de decisão do INSS tem informações importantes sobre o benefício aprovado, como:
- espécie e número do benefício;
- forma de cálculo do valor do benefício;
- valor;
- data e local de pagamento, ou seja, o banco.
Dessa forma, as pessoas que recebem algum benefício do INSS tem direito à Carta de Concessão de Benefício.
Normalmente, o documento é enviado pelos correios à residência do segurado dentro do período em que o benefício é avaliado pelo INSS e aprovado. No entanto, o beneficiário pode solicitar o documento por outras formas.
PASSO A PASSO PARA EMITIR PELA INTERNET
- Acesse o aplicativo ou site do Meu INSS (o acesso é feito com uma conta Gov.br, com o CPF e senha)
- Procure nas opções do menu por "Cartão de Concessão"
- Acesse o documento e baixe, caso necessário
PASSO A PASSO PARA AGENDAR EMISSÃO NUMA AGÊNCIA
- Acesse o aplicativo ou site do Meu INSS
- Procure pelo botão "Novo Pedido" e clique
- Digite o nome do serviço desejado (no caso, a Carta de Concessão) e clique
- Siga as instruções indicadas na tela
TELEFONE INSS
Caso o sistema informatizado da Previdência, ou seja, o site e aplicativo do Meu INSS, esteja fora do ar, o segurado ainda pode buscar atendimento através do número de telefone do INSS.
A Central de Atendimento do INSS funciona no número 135, disponível de segunda a sábado das 7h as 22h.
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