
O período da gravidez é um momento desejado por muitas pessoas. Contudo, nem sempre existe uma facilidade para engravidar, seja por problemas na fertilidade da mulher, seja por problemas na do homem.
Assim como mudanças na alimentação são necessárias para as mulheres que já estão grávidas, casais que estejam passando por dificuldades para engravidar também podem recorrer a alimentos que aumentam a fertilidade. Confira.
ALIMENTOS QUE AJUDAM A AUMENTAR A FERTILIDADE
Para aumentar a fertilidade pela alimentação, é necessário estimular a produção de hormônios. Alguns dos alimentos abaixo ajudam a melhorar a produção hormonal ou a saúde dos espermatozoides e óvulos.
Desse modo, boa parte das recomendações vale para ambos os sexos; já outras são mais específicas.
Frutas vermelhas
Frutas de coloração avermelhada, como o tomate, as cerejas, os morangos, amoras, entre outros, possuem antioxidantes como o licopeno, capazes de reduzir substâncias conhecidas como radicais livre.
Os radicais livres no corpo humano têm a capacidade de prejudicar a saúde dos óvulos e espermatozoides.
Feijão e lentilha
Tanto o feijão quanto a lentilha são ricos em ferro e folato, que podem melhorar o processo de ovulação. Além disso, os dois possuem poliamina e espermidina, que podem regular o desenvolvimento saudável dos espermatozoides.
FERTILIDADE FEMININA
Vegetais verdes
Espinafre, couve, rúcula, alface romana e outras verduras de coloração verde escura são ricas em ferro e folato, o que pode melhorar o processo de ovulação.
Frutas cítricas
Laranja, limão, tangerina, abacaxi e outras frutas cítricas são indicadas por possuírem vitamina C, cálcio e potássio. Esses nutrientes ajudam a normalizar o ciclo menstrual e facilitar a identificação do período fértil, o melhor para tentar engravidar.
FERTILIDADE MASCULINA
Pão integral ou de centeio
Alimento rico em cromo, pão integral ou de centeio é uma ótima opção de alimento para aumentar a fertilidade masculina. Isso porque o cromo é importante para a produção de espermatozoides saudáveis.
Salmão e atum
Tanto o salmão quanto o atum são ricos em selênio, nutriente necessário para a boa formação da cauda do espermatozoide, o que facilita a movimentação e chegada dele ao óvulo.
É válido destacar que estas são apenas recomendações. Para uma dieta voltada às suas necessidades, incluindo uma que aumente a fertilidade, é preciso consultar um nutricionista.
Comentários