CLIMA

Ciclone, tornado, furacão e tufão. Qual a diferença entre os fenômenos? Ciclone Yakecan atinge o Brasil

Ciclone Yakecan atinge o Brasil, nesta terça-feira (17), e já causou duas mortes.

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 17/05/2022 às 14:37 | Atualizado em 18/05/2022 às 12:25
Notícia
Reprodução / MetSul Meteorologia
Rajadas de vento podem atingir até 150 km/h em alguns pontos, de acordo com MetSul Meteorologia - FOTO: Reprodução / MetSul Meteorologia

A massa de ar frio que atinge o Brasil nesta semana tem risco, inclusive, de um ciclone subtropical alcançar o território do Rio Grande do Sul (RS) e do Uruguai nesta terça-feira (17).

O alerta meteorológico foi emitido pela MetSul e mais de 40 municípios gaúchos já entraram em estado de alerta pela chegada do ciclone Yakecan.

De acordo com o jornal O Globo, o ciclone já fez duas vítimas no Uruguai e no Brasil.

Em meio a essa situação podem surgir muitas dúvidas nas pessoas referente a esses fenômenos naturais. 

Veja abaixo os conceitos e entenda as diferenças. 

CICLONE

Todo vento violento – tornado, tufão ou furacão – é um ciclone. Aparece quando uma grande área de baixa pressão atmosférica aparece na superfície.

Aí o ar se movimenta rápido para lá, gerando ventos convergentes.

De acordo com o portal MetSul, o ciclone Yakecan alcança hoje a costa do Rio Grande do Sul e vai trazer vento muito forte a intenso que localmente pode ser extremamente forte em pontos do Leste gaúcho com rajadas perto e acima de 100 km/h em grande parte da costa e da área da Lagoa dos Patos e entorno, mas que em algumas localidades podem exceder 120 km/h (Força de um furacão).

TORNADO

Um tornado dura menos de uma hora, tem menos de 2 km de diâmetro e surge a partir de nuvens do tipo cumulus. Seus ventos têm entre 100 km/h e 480 km/h.

FURACÃO

Já o furacão tem diâmetro de centenas de quilômetros e se forma sobre o oceano tropical. Dura vários dias e perde força ao chegar à terra. É um ciclone tropical severo com ventos de mais de 115 km/h. Ocorre no Hemisfério Ocidental, no Oceano Atlântico e centro-leste do Pacífico Norte.

TUFÃO

É o nome dos furacões do oeste do Pacífico Norte.

CICLONE YAKECAN: O que é? Como se forma o ciclone? O que significa YAKECAN?

Comentários