
A massa de ar frio que atinge o Brasil nesta semana tem risco, inclusive, de um ciclone subtropical alcançar o território do Rio Grande do Sul (RS) e do Uruguai nesta terça-feira (17).
O alerta meteorológico foi emitido pela MetSul e mais de 40 municípios gaúchos já entraram em estado de alerta pela chegada do ciclone Yakecan.
De acordo com o jornal O Globo, o ciclone já fez duas vítimas no Uruguai e no Brasil.
Em meio a essa situação podem surgir muitas dúvidas nas pessoas referente a esses fenômenos naturais.
Veja abaixo os conceitos e entenda as diferenças.
CICLONE
Todo vento violento – tornado, tufão ou furacão – é um ciclone. Aparece quando uma grande área de baixa pressão atmosférica aparece na superfície.
Aí o ar se movimenta rápido para lá, gerando ventos convergentes.
De acordo com o portal MetSul, o ciclone Yakecan alcança hoje a costa do Rio Grande do Sul e vai trazer vento muito forte a intenso que localmente pode ser extremamente forte em pontos do Leste gaúcho com rajadas perto e acima de 100 km/h em grande parte da costa e da área da Lagoa dos Patos e entorno, mas que em algumas localidades podem exceder 120 km/h (Força de um furacão).
TORNADO
Um tornado dura menos de uma hora, tem menos de 2 km de diâmetro e surge a partir de nuvens do tipo cumulus. Seus ventos têm entre 100 km/h e 480 km/h.
FURACÃO
Já o furacão tem diâmetro de centenas de quilômetros e se forma sobre o oceano tropical. Dura vários dias e perde força ao chegar à terra. É um ciclone tropical severo com ventos de mais de 115 km/h. Ocorre no Hemisfério Ocidental, no Oceano Atlântico e centro-leste do Pacífico Norte.
TUFÃO
É o nome dos furacões do oeste do Pacífico Norte.
Comentários