Tragédia

CHUVAS EM PERNAMBUCO: Estado registra mais uma morte e número de vítimas sobe para 130

Morte foi registrada no Agreste de Pernambuco nesta quarta-feira (15) e confirmada em balanço da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe)

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 16/06/2022 às 18:34 | Atualizado em 16/06/2022 às 18:39
Notícia
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Busca por corpos na Vila dos Milagres, no Ibura, Zona Sul do Recife - FOTO: GUGA MATOS/JC IMAGEM

Mais uma vítima fatal das fortes chuvas que atingem Pernambuco desde o final de maio foi registrada nesta quarta-feira (15).

Desta vez, uma idosa morreu após ser atingida pelos escombros de uma casa que desabou. O caso foi registrado na zona rural do município de Bom Conselho, no Agreste do Estado.

A informação é do último balanço Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe), que atualizou o número de mortes por conta das fortes chuvas. Agora, são 130 vítimas fatais na maior tragédia do século XXI relacionada às chuvas em Pernambuco.

Vítima de deslizamento na Mata Sul é socorrida

Além da morte registrada no Agreste, uma pessoa ficou ferida num deslizamento de terra na PE-96, próximo ao Presídio Dr. Rorenildo da Rocha Leão, em Palmares, na Zona da Mata Sul. A terra atingiu a caminhonete da vítima na tarde desta quinta-feira (16).

Ela foi socorrida com vida pelo Corpo de Bombeiros Militares de Pernambuco (CBMPE) e encaminhada ao Hospital Regional de Palmares.

A Codecipe registrou na Mata Sul "diversas ocorrências relacionadas a alagamentos, inundações e quedas de barreiras" sem, no entanto, especificar o volume.

Chuvas moderadas a fortes atingem o Agreste e a Mata Sul

A regiões do Agreste e Zona da Mata Sul foram atingidas por chuvas de intensidade moderada a forte nas últimas 24 horas.

Alguns municípios, com Barreiros, São José da Coroa Grande, Água Preta, Xexéu e Palmares registraram volumes entre 80 a 150 mm de precipitação.

Previsão do tempo em Pernambuco

Segundo a previsão do tempo da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), as chuvas no Agreste e na Mata Sul devem continuar classificadas como moderadas.

A tendência, contudo, é de reduzirem o volume durante a noite e dissipar-se até amanhã. No Grande Recife, a previsão é de chuvas fracas.

Rios estão na cota de alerta

O rio Pirangi, em São Benedito do Sul, e o rio Jacuípe, afluente do Una em Barreiros, encontram-se na cota de inundação.

Já os rios Panelas, em Belém de Maria, e Sirinhaém, em Joaquim Nabuco, estão na cota de pré-alerta. O rio Canhotinho, no município de mesmo nome está em alerta.

O rio Una, nos municípios de Catende, Palmares e Barreiros está em tendência de subida, mas dentro da cota de segurança.

Defesa Civil orienta população

A Defesa Civil diz continuar acompanhando a situação em Pernambuco e orienta a população a seguir as orientações das Defesas Civis de cada município.

Caso seja necessário, as comunidades podem entrar em contato com o órgão, ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

A Cocedipe segue em alerta 24h por meio da Central de Operações pelos telefones 199 ou 3181-2490.

Divulgação
Números da Defesa Civil - Divulgação

* Com informações da repórter Katarina Moraes, do JC Online

Comentários