
A diabetes é uma doença caracterizada pela dificuldade do organismo em absorver a insulina, hormônio cuja função é transportar a glicose no sangue para dentro das células.
Por conta disso, a diabetes mellitus é marcada pela concentração elevada glicose no sangue e possui alguns sintomas conhecidos por quem convive com a doença.
De acordo com o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), pelo menos 16,8 milhões de adultos sofrem com a doença somente no Brasil.
- Explosão de casos de diabetes faz especialistas alertarem que doença 'está saindo do controle'
- DENGUE: Qual remédio não pode tomar quando está com dengue? Saiba os remédios contraindicados e os seguros para tratar a doença
- IBUPROFENO: Saiba para que serve o ibuprofeno e as contraindicações do medicamento
Tipos de diabetes
Diferente do que se pensa no senso comum, a diabetes é, na verdade, um conjunto de doenças e possui dois tipos principais.
- Diabetes tipo 1: causada por uma predisposição genética, a doença se instala normalmente na infância ou adolescência. Neste tipo, o pâncreas não produz insulina ou produz em quantidade insuficiente.
- Diabetes tipo 2: ocorre normalmente após os 40 anos e depende do estilo de vida da pessoa. Neste caso, as células são resistentes à ação da insulina.
.
Quais os sintomas da diabetes?
Entre os principais sintomas das diabetes estão:
- poliúria, ou seja, urina excessiva, e desidratação (sede extrema);
- aumento do apetite;
- alterações na visão (pode ficar turva); e
- feridas que demoram a cicatrizar.
Outros sintomas incluem infecções na pele ou nas unhas, distúrbios cardíacos ou renais (nos rins), impotência sexual e neuropatia diabética, que pode comprometer a sensibilidade nas mãos e pés, por exemplo.
Sinais na pele podem indicar diabetes
O que muitas pessoas podem não saber é que a pele pode apresentar alguns sinais, como manchas e bolhas, que indicam uma possível diabetes. São eles:
- manchas ou inchaços amarelados ou amarronzados na pele;
- manchas de pele endurecidas, especialmente nos dedos das mãos e pés
- bolhas que aparecem subitamente na pele;
- manchas extremamente secas e que coçam, em especial nos membros superiores e inferiores, como braços, pernas, cotovelos e pés; e
- aréa mais escura e com aparência aveludada, particularmente na região do pescoço e axilas.
É importante destacar, contudo, que o diagnóstico de diabetes só pode ser feito por um médico. Caso apresente algum desses sinais, consulte um profissional da medicina.
Qual o tratamento para a diabetes?
O tratamento da diabetes depende, necessariamente, do tipo que afeta o paciente. O tipo 1, por exemplo, requer o uso das chamadas "canetas de insulina", injetadas no organismo com a finalidade de suprir a falta do hormônio.
Já o tipo 2 pode ser controlado por meio de medicamentos administrados por via oral. Em ambos os casos, é necessário acompanhamento de um endocrinologista e de um nutricionista para avaliar o melhor tratamento.
Isso porque a alimentação equilibrada é fundamental no tratamento da diabetes, já que a doença descontrolada pode causar um coma ou mesmo levar a óbito. Atividades físicas regulares também ajudam a controlar o nível de glicose no sangue.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento gratuito e universal, bem como acesso a medicamentos para tratar ambos os tipos de diabetes.
* Com informações do Portal Drauzio Varella e do jornal Metrópoles
Comentários