SAÚDE

AMOXICILINA: Para que serve o antibiótico amoxicilina? Quanto tempo a amoxicilina começa a fazer efeito? Quais os efeitos colaterais? Saiba tudo sobre o antibiótico

Amoxicilina é usado de tratamento de infecções urinárias, amigdalite, sinusite e outras.

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 21/06/2022 às 17:52 | Atualizado em 17/01/2023 às 12:00
Notícia
Repordução/Internet
Para que serve o antibiótico amoxicilina? Quanto tempo a amoxicilina começa a fazer efeito? Quais os efeitos colaterais? - FOTO: Repordução/Internet

Conhecida popularmente como “amoxilina”, a Amoxicilina, é medicamento antibiótico para tratamento de inúmeras infecções bacterianas. 

A amoxicilina é vendida apenas com uma receita especial, que fica retida na farmácia. Essa foi uma medida implementada para inibir o uso indiscriminado.

Normalmente a amoxicilina está indicado para o tratamento de:

  • Infecções urinárias;
  • Amigdalite;
  • Sinusite;
  • Vaginite;
  • Infecção dos ouvidos;
  • Infecção da pele e das mucosas;
  • Infecções respiratórias, como pneumonia ou bronquite.

>>Veja também: HERPES-ZÓSTER: O que pode causar a herpes zoster? Como curar mais rápido herpes zoster? Saiba tudo sobre a doença

QUANTAS E QUANTAS HORAS TOMAR AMOXILINA? QUAL A FORMA CORRETA DE TOMAR AMOXICILINA?

A forma que o tratamento será feito varia de acordo com a patologia que está sendo tratada. 

Por isso, sempre é recomendado tomar o medicamento após orientações médicas. Mas, no geral, ocorre da seguinte forma:

Para adultos e crianças acima de 40 kg: a dose recomendada é de 250 mg via oral, 3 vezes ao dia, de 8 em 8 horas.

Em infecções mais graves, o médico pode sugerir o aumento da dose para 500 mg, 3 vezes ao dia, de 8 em 8 horas ou 750 mg, 2 vezes ao dia, a cada 12 horas.

Para crianças com menos de 40 kg: a dose recomendada é geralmente de 20 mg/kg/dia, dividida em 3 vezes, de 8 em 8 horas, ou 25 mg/kg/dia, dividida em 2 vezes, a cada 12 horas.

Em infecções mais graves, o médico pode sugerir o aumento da dose para 40 mg/kg/dia, dividida em 3 vezes ao dia, de 8 em 8 horas, ou para 45 mg/kg/dia, dividida em 2 vezes, ou seja de 12 em 12 horas.

Em casos de infecção respiratória purulenta grave ou recorrente, pode ser recomendada uma dose de 3g, que equivale a 6 cápsulas, de 12 em 12 horas.

Para tratar a gonorreia, a dose recomendada é de 3 g, em toma única.

QUANTO TEMPO A AMOXICILINA COMEÇA A FAZER EFEITO? QUAL É O EFEITO DA AMOXICILINA?

Geralmente o efeito dela começa logo nas primeiras doses, e tem uma eficácia melhor a partir de 48 horas, mas, de acordo com especialistas, tudo irá depender de como está o seu quadro de infecção.

Geralmente também é indicado uso de um anti-inflamatório, e as vezes analgésicos para ajudar na dor.

QUAIS OS EFEITOS COLATERIAIS DA AMOXICILINA ?

Conforme Raissa Carolina Cândido, pesquisadora associada ao Centro de Estudos do Medicamento da Universidade Federal de Minas Gerais (Cemed/UFMG), "os eventos adversos mais comuns são diarreia, náusea e manchas vermelhas na pele. Contudo, também podem ocorrer vômito, urticária, prurido, entre outros”, explica.

POSSO BEBER TOMANDO AMOXICILINA?

Especialista dizem que à maioria dos antibióticos mais comuns, como a amoxicilina, azitromicina, ciprofloxacina, levofloxacina, penicilina, ceftriaxona e outros, não têm contraindicação formal ao consumo de álcool em pequenas doses, mas não significa que a associação seja totalmente segura.

Comentários