Saúde

Cheiro forte pode ser um sinal de câncer de colo de útero; saiba os principais sintomas

Confira os principais sintomas do câncer de colo de útero, um dos mais comuns entre as mulheres

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 29/06/2022 às 19:00 | Atualizado em 29/06/2022 às 19:02
Notícia
Reprodução
O uso de roupas molhadas ou úmidas, por longas horas, pode gerar a candidíase, - FOTO: Reprodução

O câncer de colo de útero é um dos tipos da doença mais comuns entre as pessoas com útero, caracterizado pelo surgimento de tumores na região.

Embora tenha uma chance alta de sucesso no tratamento, o câncer de colo de útero ainda é uma das neoplasias que mais matam no Brasil. Isso porque o diagnóstico da doença costuma ser tardio, dificultando o tratamento.

Por essa razão, tanto a realização de exames frequentes quanto o cuidado com o corpo são importantes na prevenção e tratamento da condição.

Uma das formas de cuidar do corpo é justamente estar atenta aos sinais dele para as doenças, já que elas alteram o funcionamento normal do organismo.

Quais os sintomas do câncer de colo de útero?

As principais mudanças que ocorrem no corpo humano no caso de um câncer de colo de útero são as alterações na secreção vaginal.

Por esse motivo, qualquer diferença importante no cheiro, cor, textura ou consistência da secreção deve ser relatada ao profissional de saúde que a acompanha. Outros sintomas importantes são:

  • dores pélvicas;
  • sangramento vaginal anormal, ou seja, que não ocorra durante o período menstrual;
  • desconforto ou dores durante a relação sexual;
  • dores abdominais;
  • dores ao urinar.

O que muitas pessoas podem não saber é que o corrimento vaginal com cheiro muito forte pode sinalizar um possível câncer na região do útero.

Como é feito o diagnóstico do câncer de colo de útero? E como prevenir?

O diagnóstico do câncer de colo de útero é feito a partir das consultas frequentes com ginecologista e a realização do exame papanicolau.

Infecções persistentes por alguns tipos do papilomavírus humano (HPV) são a principal causa deste tipo de câncer e, por isso, a vacina contra o HPV é a forma mais importante de evitar a doença.

.

A prevenção pode se dar principalmente evitando o tabagismo, o uso prolongado de medicamentos anticoncepcionais e o sexo sem proteção.

* Com informações do Metrópoles

Comentários