
O aciclovir é uma substância ativa presente no medicamento de mesmo nome, utilizando principalmente no combate às infecções causadas pelo vírus da herpes.
A medicação é comercializada sob diferentes nomes, como Virotin, Aciclofar, Ziclovir e Zovirax, bem como na sua versão genérica.
O que é aciclovir? Para que serve o aciclovir?
O aciclovir é um medicamento voltado para o tratamento de infecções provocadas pelo vírus herpes simplex, que causa as herpes do tipo labial e genital.
Além disso, o remédio também integra o tratamento de infecções relacionadas a herpes-zóster, causada pelo vírus varicela-zoster. O aciclovir funciona basicamente bloqueando a multiplicação desses vírus.
É importante ressaltar que o medicamento não evita a transmissão de herpes genital, mas pode vir a ser indicado para prevenir a infecção em imunossuprimidos.
Isso porque, uma vez no organismo, não é possível "se livrar" do vírus. A herpes se manifesta justamente no período em que a imunidade anda baixa. Nos imunossuprimidos, essa baixa é constante.
Como tomar o aciclovir?
O aciclovir pode ser encontrado nas versões em comprimido ou pomada. A dose, portanto, depende do tipo utilizado e de qual tratamento está sendo feito.
No tratamento de herpes simples, por exemplo, a bula indica um comprimido de 200 mg cinco vezes ao dia a cada quatro horas (sem necessidade de tomar à noite) por, no mínimo, cinco dias.
Já para o tratamento de herpes-zóster, a quantidade e frequência diária também são de um comprimido de aciclovir cinco vezes por dia com intervalos de quatro horas. A diferença está na duração do tratamento e na posologia: os comprimidos são de 800 mg e o tratamento dura ao menos sete dias.
Há também o uso da pomada, que pode, ou não, ser acompanhada do uso de comprimidos. Contudo, a pomada de aciclovir é normalmente utilizada para prevenção e tratamento de lesões visíveis.
De qualquer maneira, a medicação precisa ser prescrita por um profissional de saúde e o tratamento, acompanhado por ele.
Efeitos colaterais do aciclovir
As reações adversas relacionadas ao uso do aciclovir são mais comumente fadiga, febre, náusea, vômito, coceira na pele, diarreia e dores abdominais.
Algumas pessoas que possuem doença renal podem sentir, também, dor de cabeça e tontura. O uso da pomada, por outro lado, pode causar ardência, coceira ou ressecamento na pele.
* Com informações da Veja Saúde
Comentários