
O mês de julho é tradicionalmente marcado pelas férias escolares. Seja com dias de folga em casa, na praia ou viajando, este momento é sempre marcado pelo relaxamento e diminuição de vários compromissos.
Um desses compromissos é justamente com a alimentação, já que neste período é comum que as famílias relaxem as regras com relação à alimentação das crianças.
Além disso, o crescimento dos serviços de delivery e de cadeias de comida pronta (ou fast food) também têm impactado diretamente na saúde dos pequenos por oferecerem praticidade.
Nutricionista dá dicas para manter a boa alimentação
Em meio a esse cenário, a especialista Nayara Kauffmann, nutricionista e professora da Wyden, destaca a importância de manter a boa alimentação mesmo durante as férias, especialmente com as crianças.
De acordo com ela, é preciso que a família, acompanhada de um profissional, identifique a principal causa da falta de apetite das crianças para garantir um bom suporte nutricional.
Investir na apresentação do prato

"Uma dica muito importante é apresentar alimentos saudáveis como frutas e verduras o mais cedo possível, ainda na primeira infância, e tentar receitas diferentes para chamar a atenção", explica Nayara.
A especialista afirma ainda que é fundamental que a criança mantenha uma rotina alimentar, realizando as refeições sempre nos horários certos e com regularidade.
Uma estratégia para isso, como explica a nutricionista, é misturar pratos já conhecidos pelas crianças com legumes e verduras para facilitar a aceitação desses alimentos importantes. A especialista ainda indica oferecer frutas frescas ao invés de sucos prontos.
Beber bastante líquido

Num contexto de altas temperaturas nas cidades, é indicado também oferecer líquidos aos pequenos com frequência, como água de coco, sucos, picolés e — principalmente — bastante água.
A professora da Wyden também ressalta que as crianças não devem fazer dietas restritivas, com poucas exceções. Portanto, para manter uma criança saudável é sempre importante oferecer alimentos como ovos, arroz e feijão, banana, carne magra, legumes e vegetais folhosos.
Torne a refeição e o preparo do prato em um momento de alegria
Outra dica importante para manter a criança interessada numa boa alimentação é tornar o momento das refeições em espaços de alegria, reunindo a família, interagindo e contando curiosidades sobre os alimentos.
Por fim, convidar os pequenos para participar da preparação da comida, mesmo com tarefas simples, pode tornar a criança mais interessada em desfrutar da refeição.
Comentários