Saúde

CÂNCER DE PÊNIS: É possível perder o pênis por falta de higiene? Saiba os sintomas e como prevenir o câncer de pênis

Saiba como prevenir o desenvolvimento do câncer de pênis e como manter a higiene no local

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 23/07/2022 às 16:58 | Atualizado em 23/07/2022 às 18:50
Notícia
Pixabay
Aumento no percentual de amputação de pênis preocupa no Brasil; câncer de pênis é a principal causa - FOTO: Pixabay

Embora não seja um dos tipos de tumor mais comuns, o câncer de pênis continua sendo um problema no Brasil e em outros países.

No Brasil, a doença representa cerca de 2% das neoplasias malignas que atingem a população masculina. Os índices são ainda mais preocupantes nas regiões Norte e Nordeste.

De acordo com o Sistema de Informações Hospitalares (SIH/Datasus), 1.791 casos foram registrados no país, somente em 2021.

Quando o diagnóstico é tardio, a chance de amputação do membro genital masculino é ainda maior. Nos últimos 14 anos, por exemplo, houve um aumento de 1.604% no número de cirurgias por essa razão.

Mas, então, como evitar o câncer de pênis? Posso perder o pênis por não o lavar? Entenda a doença e saiba como se prevenir.

Quais os sintomas do câncer de pênis?

A possibilidade de desenvolver um câncer de pênis preocupa muitos homens. Isso porque os sinais e manifestações da doença são doloridos.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a manifestação clínica mais comum desse tipo de tumor é uma ferida ou úlcera persistente na região, seja na glande, prepúcio ou corpo do pênis.

Um indicativo mais evidente da possibilidade do câncer é a presença de uma secreção branca (esmegma) associada aos outros sinais. A presença de ínguas na virilha também pode indicar um estágio avançado da doença, a metástase.

De qualquer modo, caso perceba feridas, úlcera, ou qualquer anormalidade no pênis, consulte um médico especialista.

É possível perder o pênis por falta de higiene?

A resposta é sim. A higiene básica é principal forma de prevenção contra o câncer de pênis. É conhecimento geral na área da medicina que os tumores no órgão genital masculino estão associados à falta de higiene adequada.

Mas, calma: caso não possua sinais de um possível câncer de pênis, não há para que pânico. Além disso, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar um desenvolvimento da doença e uma possível amputação do pênis.

Desse modo, procure ter consultas médicas especializadas regularmente e, caso não possua uma rotina de higiene na região ainda, comece.

Como prevenir o câncer de pênis?

A principal maneira de prevenir um câncer de pênis é, como explicado acima, limpando o órgão diariamente com água e sabão, especialmente após relações sexuais ou masturbação. Vale lembrar que o prepúcio (a pele que recobre a cabeça do pênis) deve ser puxado para que a limpeza seja completa.

No entanto, o excesso de prepúcio, a conhecida fimose pode atrapalhar a rotina de higiene. Nesse caso a cirurgia de fimose (circuncisão ou postectomia) pode ser outra forma de prevenção.

Preservativos ficaram presos na rede de esgoto. Foto: Reprodução
Preservativos ficaram presos na rede de esgoto. Foto: Reprodução - Preservativos ficaram presos na rede de esgoto. Foto: Reprodução

A infecção pelo vírus do papiloma humano, o HPV, é um fator de risco para desenvolvimento da doença. Para preveni-lo, além do uso de preservativo durante as relações sexuais, é importante estar vacinado contra o HPV.

Por fim, o tabagismo também é um fator de risco para o desenvolvimento não só do câncer de pênis, mas de outros tumores malignos.

* Com informações da Veja Saúde

Comentários