Preocupante

VÁRIOLA DOS MACACOS está mais contagiosa, aponta estudo

O fato é preocupante. A doença está se espalhando cada vez mais pelo mundo

Bia Freire
Bia Freire
Publicado em 29/07/2022 às 12:39
REPRODUÇÃO/WIKIPEDIA
Erupções causadas pela varíola dos macacos no corpo de uma menina na Libéria - FOTO: REPRODUÇÃO/WIKIPEDIA

De acordo com pesquisadores da Universidade de Medicina de Berlim, na Alemanha, o surto de Varíola dos Macacos pode aumentar em uma velocidade ainda maior.

Um estudo feito por pesquisadores da universidade alemã, aponta que o vírus da Varíola dos Macacos passou por mutações que o tornaram mais contagioso.

Várias mutações foram encontradas

O estudo utilizou 47 homens, com idades entre 23 e 58 anos e que obtiveram genomas da doença, como 'objetos' de pesquisa.

.

A pesquisa, que está em fase preliminar, apontou que os genomas de Orthopoxvirus desta natureza são conhecidos por sua capacidade de se adaptar.

Além disso, alterações relevantes no material genético de um dos pacientes, com genes duplicados e outros deletados foram encontrados.

“A plasticidade do genoma (capacidade de mudança genética) é especialmente pronunciada em duas regiões de repetição terminal invertida (ITR) nos terminais do genoma”, afirma a pesquisa. 

VARÍOLA DE MACACOS

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), já foram relatados mais de 16 mil casos de varíola dos macacos espalhados por 75 países.

Pernambuco registra primeiro caso suspeito da varíola dos macacos