
O mês de agosto, popularmente conhecido como mês dos ventos, faz parte do período do inverno brasileiro.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a previsão para este mês no Estado são de chuvas acima da média e ventos fortes.
>> TRAGÉDIA: Mulher fica presa no carro em alagamento e morre afogada em túnel no Recife; VEJA CLICANDO AQUI
CHUVAS EM PERNAMBUCO
Segundo a meteorologista da Apac, Zilurdes Lopes, chuvas fortes devem atingir as regiões litorâneas - Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata -, bem como o Agreste Meridional.
"As chuvas do trimestre devem ser mais fortes em agosto, e em setembro e outubro continuam, mas diminuindo. O fenômeno acontece devido à influência das ondas de leste e perturbação nos campos do vento", afirmou a meteorologista.
APAC ALERTA PARA CHUVAS FORTES
Na última segunda-feira (1º) a Apac emitiu um alerta de chuva para as regiões do Grande Recife, Zona da Mata e Agreste.
O aviso meteorológico valia até a última terça-feira (2).
Ver essa foto no Instagram
"A previsão indica pancadas de chuva com intensidade moderada a forte, a partir da noite desta segunda-feira (1º), devendo ter continuidade durante o dia de terça-feira (2), na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata (Norte e Sul) e Agreste", explica a Apac.
Nesta quarta-feira (3), o aviso foi renovado. Confira:
"A previsão do tempo da Apac indica que o sistema meteorológico que vem provocando chuvas na RMR, Zona da Mata e Agreste deve persistir e por isso é necessário RENOVAR o aviso. Os acumulados de chuva do aviso anterior já ultrapassaram os 60 mm em vários municípios", afirmou o órgão.
A Apac também recomenda que a população residente em áreas consideradas de risco sigam as orientações da Defesa Civil e acompanhem diariamente as previsões de tempo.
ENTENDA por que AGOSTO é considerado O MÊS DOS VENTOS
TEMPESTADE A CAMINHO?
Segundo a Defesa Civil, uma tempestade se caracteriza por uma intensa e por vezes prolongada chuva, acompanhada de ventos fortes, granizo, trovões e relâmpagos.
Nem sempre todos estes elementos estão presentes. Mas o excesso de chuvas é o principal componente da tempestade.
Comentários