Saúde

Gravidez silenciosa: conheça a condição e saiba como identificar

Apesar de ser situação rara, algumas mulheres relatam ter descoberto gravidez dias antes ou mesmo durante o trabalho de parto; entenda

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 03/08/2022 às 21:46
Notícia
Pixabay
Gestação é marcada por transformações no corpo e no psicológico das mulheres - FOTO: Pixabay

Embora não seja uma situação incomum, a gravidez silenciosa tem se tornado cada vez mais comum. São vários os relatos de mulheres nas redes sociais que descobrem estarem grávidas "em cima da hora".

De acordo com a médica ginecoendocrinologista Lorrainy Rabelo, consultada pelo jornal Metrópoles, o quadro ocorre "quando a mulher descobre a gestação já avançada em um momento próximo ou durante o parto".

A gravidez silenciosa ocorre especialmente entre mulheres que passam por alterações hormonais e ficam meses sem menstruar. Em alguns casos, os sangramentos podem passar por menstruações quando, na realidade, são escapes gestacionais.

Gravidez silenciosa é considerada rara

Apesar dos relatos terem se tornado cada vez mais frequentes nas redes sociais, a gravidez silenciosa é um quadro considerado extremamente raro.

A ginecoendocrinologista explica que a probabilidade é muito pequena justamente porque a maioria das gestações apresentam sintomas em algum momento.

Já a ginecologista Viviane Monteiro destaca que esse tipo de gestação costuma ser mais comum entre mulheres que apresentam amenorreia, a falta de menstruação durante a idade fértil, ou entre aquelas que apresentam "intervalos longos entre uma menstruação e outra, fenômeno mais frequente em atletas e obesas com sobrepeso".

Como descobrir uma gravidez silenciosa?

De acordo com a ginecologista, a gravidez silenciosa pode ser descoberta de maneiras inusitadas, como durante um exame de rotina, por exemplo, "ou por algum motivo específico, como a preparação para uma cirurgia ou somente no parto, após sentir dores intensas".

Um dos relatos descritos pelo Metrópoles é o da psicóloga Anna Christina Carvalho, de 51 anos. Ela descobriu a gravidez quando já estava com 20 semanas, ou seja, na metade do período gestacional.

"Só descobri porque passei a ficar muito enjoada só de sentir o cheiro de comida, mas já estava com cinco meses", disse, ressaltando que até descobrir não aparentava nenhum sinal visível da gestação.

Como prevenir uma gravidez silenciosa?

A melhor forma de prevenir uma gravidez silenciosa é mantendo as consultas de rotina a ginecologista e o uso de proteção durante as relações sexuais.

Vale destacar que o acompanhamento regular de um médico especialista é ainda mais importante entre as mulheres que não menstruam ou apresentam um ciclo irregular.

Comentários