
A menopausa certamente é um momento desagradável para muitas mulheres. Isso porque diversos sintomas, como secura vaginal, sensação de calor e até mesmo depressão e insônia, podem surgir durante essa fase.
Ocorrendo por volta dos 50 anos de idade, a menopausa nada mais é do que a última menstruação. A certeza sobre a chegada desse período, no entanto, só é determinada depois de 12 meses sem sangramento.
No entanto, em alguns casos esta fase chega antes dos 40 anos, sendo chamada de menopausa precoce. Saiba como ocorre e por que se sente calor durante o período da menopausa.
Como ocorre a menopausa?
Entre os 45 e 55 anos de idade, ocorre o período de transição entre a fase fértil e a menopausa, o chamado climatério. Os sintomas costumam surgir justamente durante essa fase.
..

Nesse momento, o ciclo menstrual se torna imprevisível, mais espaçado, até que em um momento a mulher para de menstruar.
Além disso, os hormônios femininos estrogênio e progesterona, importantes no processo de ovulação, tem sua produção reduzida de maneira significativa.
Quais são os sintomas da menopausa?
Entre os principais sintomas dessa queda na produção dos hormônios durante o climatério e consequente menopausa estão:
- fogachos, ou sensação de calor;
- secura vaginal;
- libido baixa;
- desânimo;
- insônia;
- depressão;
- dor durante as relações sexuais;
- oscilações de humor; e
- dificuldades de raciocinar.
É importante destacar que muitos desses sintomas são transitórios e alguns outros não surgem em todas as mulheres que passam pela climatério.
Por que se sente calor na menopausa?
A razão pela qual ocorrem os fogachos, como são chamadas as ondas de calor durante a menopausa, é o fato do cérebro não estar recebendo estrogênio nas quantidades em que recebia antes.
Isso porque o órgão possui receptores para o hormônio feminino e a falta dele gera efeitos nos neurônios e neurotransmissores do hipotálamo, responsável pelo controle da temperatura.
* Com informações da Veja Saúde
Comentários