Saúde

Diabetes: confira 5 sinais na pele que podem indicar doença

Sinais podem se manifestar na pele já na fase pré-diabética; saiba quais os sintomas

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 04/08/2022 às 21:55
Notícia
Freepik
Fibromas semelhantes a verrugas, os acrocórdons podem estar associados ao diabetes - FOTO: Freepik

Caracterizado pela dificuldade na absorção do hormônio insulina, o diabetes mellitus é marcado pela alta concentração de glicose no sangue das pessoas afetadas pela doença metabólica.

Boa parte dos sintomas são conhecidos por quem convive com o diabetes — cerca de 16,8 milhões de brasileiros, de acordo com o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF) —, como a urina excessiva e o aumento do apetite.

Contudo, alguns sinais na pele também podem indicar a presença da doença. Abaixo, confira algumas dessas condições.

Acrocórdons

Semelhantes a verrugas, esses fibromas (pequenas lesões na pele) possuem uma textura mole e costumam surgir nas regiões do pescoço, rosto e axilas entre os pré-diabéticos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), o quadro é associado à acantose nigricante (manchas escuras) e pode ser retirado do corpo por dermatologistas.

Manchas escuras

Conhecidas também pelo termo médico acantose nigricante, manchas escuras são um dos sinais mais comuns entre aqueles que apresentam diabetes.

Tais manchas podem surgir no pescoço, axilas ou virilha, onde a superfície da pele fica mais espessa e com uma textura aveludada.

A origem dessas manchas é ligada especialmente ao excesso do hormônio insulina no sangue, e podem melhorar com o controle glicêmico e o uso de medicamentos específicos.

Micoses

As micoses, nestes casos, são oportunistas, já que a imunidade fica comprometida com a alta concentração de açúcar no sangue e nos tecidos do corpo.

Esse quadro, contudo, é mais comum entre aquelas pessoas que possuem uma diabetes mal controlada ou que ainda não sabem sobre a presença da doença.

Dermopatia

Outra situação que pode ser identificada em pacientes com diabetes é a chamada dermopatia diabética, mais frequente com quem convive com a doença há muito tempo.

A condição é caracterizada por manchas escuras, num tom entre o vermelho e o marrom, e que não causam dor. Elas podem aparecer na região abaixo do joelho, nos cotovelos, no abdômen e torso.

Vale atenção nesses casos, já que a lesão pode sinalizar um comprometimento de pequenas veias e artérias, além de problemas nos rins.

Xantomas

Também presentes em outras doenças metabólicas e genéticas, os xantomas eruptivos são caracterizados por placas amareladas que surgem no rosto e nos tendões.

Eles estão relacionados a alterações nos triglicerídeos, principais gorduras no organismo, e são mais presentes entre aqueles que já convivem com o diabetes há mais tempo.

* Com informações do Metrópoles

Comentários