
Com a proximidade do bicentenário da Independência do Brasil e as solenidades envolvendo o coração de Dom Pedro I, as discussões sobre a causa da morte do primeiro imperador brasileiro voltaram à tona.
Embora o falecimento de Pedro I, em 1834, esteja envolvo em muitos boatos sobre sua vida sexual agitada, existe, hoje, um consenso entre os historiadores sobre a causa da morte.
Dom Pedro I morreu de sífilis?
Durante muito tempo, acreditava-se que ele havia sido vítima da sífilis. Recentemente, no entanto, a divulgação de laudos médicos de Dom Pedro I mostram que ele não morreu vítima da infecção sexualmente transmissível (IST).
Na realidade, quando se analisa os tratamentos pelos quais o imperador foi submetido, pode-se afirmar que ele nem sequer contraiu a sífilis.
Boato sobre sífilis talvez tenha surgido pelo tratamento usado
Tais laudos estavam em Munique, na Alemanha, e foram descobertos pela pesquisadora e escritora Cláudia Thomé Witte. Nos documentos, são detalhados os medicamentos receitados a ele no fim de sua vida.
"Não há nenhum dado que aponte para sífilis, nem nunca vi nenhuma descrição das lesões típicas da sífilis, nos genitais, na pele etc", pontuou o médico português Pedro de Freitas em entrevista ao Estadão.
Freitas, que é doutor pela Universidade Maimonides, nos Estados Unidos, sugere que o boato da IST talvez tenha surgido pelo tratamento com mercúrio pelo qual o nobre português foi submetido.
Qual a causa da morte de Dom Pedro I?
O médico explica que o medicamento foi utilizado "como anti-hemorrágico para evitar as hemoptises" (que são as tosses com presença de sangue) no caso de Dom Pedro I.
Além disso, também foram utilizadas sanguessugas e sangrias, bem como tônicos em vinho e medicamentos diversos em seu tratamento.
Assim como os medicamentos prescritos, um outro fator leva a crer que a causa da morte de Dom Pedro I foi a tuberculose. Tomografias dos restos mortais do nobre apontavam para a doença respiratória, segundo pesquisa realizada por Valdirene Ambiel, da Universidade de São Paulo (USP).
Dom Pedro I morreu aos 35 anos

Nascido em 12 de outubro de 1798, em Portugal, Dom Pedro I morreu aos 35 anos de idade em 24 de setembro de 1834, no mesmo lugar em que nasceu: o Palácio Real de Queluz.
O corpo do imperador, contudo, foi sepultado em 1972, 150 anos após a Independência do Brasil, em um monumento no bairro do Ipiranga, em São Paulo.
Apenas o coração de Dom Pedro I ficou no país natal. O órgão vital veio ao Brasil pela primeira vez nesta segunda-feira (22), em meio as comemorações dos 200 anos da Independência.
* Com informações do UOL.
Comentários