Saúde

Não lavar o pênis de maneira adequada pode causar câncer; entenda

Falta de higiene é uma das principais causas de câncer na região genital masculina. Saiba como prevenir o desenvolvimento da doença.

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 19/08/2022 às 21:27
Notícia
Charles Deluvio / Unsplash
Apesar de raro, câncer de pênis ainda preocupa pela chance de amputação - FOTO: Charles Deluvio / Unsplash

Que o pênis é uma parte do corpo extremamente sensível, não é bem uma novidade. No entanto, é justamente por essa vulnerabilidade na região que o órgão reprodutor exige uma série de cuidados.

O que muitas pessoas podem não saber é que é possível perder o pênis por falta de higiene. Isso porque o câncer de pênis, embora não seja tão comum, ainda representa cerca de 2% dos tumores malignos registrados no Brasil.

Quando o diagnóstico da doença é tardio, a chance de ter o membro genital amputado é alta. Somente nos últimos 14 anos, a título de exemplo, foi registrado um aumento de 1.604% no número de amputações por conta do câncer.

Quais os sintomas do câncer de pênis?

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a manifestação mais comum clinicamente é uma ferida ou úlcera persistente na glande, prepúcio ou corpo do pênis.

Outro indicativo da presença de um tumor na região é a presença de esmegma, uma secreção branca. Este sinal é ainda mais preocupante quando associado a outros sinais.

Por fim, a presença de ínguas na virilha pode indicar um estágio mais avançado da tumoração, a metástase.

De qualquer modo, é importante consultar um médico ao perceber qualquer ferida ou anormalidade no pênis, já que o diagnóstico precoce é fundamental para conter o avanço de quaisquer tumores que surjam.

Posso perder o pênis por não o lavar?

Pixabay
Percentual de amputação de pênis no Brasil preocupa - Pixabay

Por conta desses sintomas e da possibilidade de amputação, é comum que exista um receio de perder o órgão genital ou de, ao menos, sentir bastante dor. De modo geral, é sim possível perder o pênis por falta de higiene.

Isso porque a higiene básica é, na realidade, a principal forma de prevenção contra o câncer de pênis, e isso é de conhecimento geral na área da medicina.

Mas sem alarde: se você não possui sinais de um possível câncer no pênis, não há necessidade de pânico. Caso ainda não possua uma rotina de higiene adequada e regular na região, comece.

Quais são as formas de prevenção contra o câncer de pênis?

Como explicado na seção anterior, a principal maneira de se prevenir contra um câncer de pênis é lavando o órgão diariamente, com água e sabão. A dica é ainda mais importante após relações sexuais ou masturbação.

É válido lembrar que a limpeza deve ser completa, então é importante puxar o prepúcio, pele que recobre a cabeça do pênis. Em alguns casos, o excesso de prepúcio (a fimose) pode atrapalhar a rotina. Nesses casos uma outra maneira de se prevenir é realizando a cirurgia de fimose (circuncisão ou postectomia).

Outra maneira de se prevenir do câncer de pênis é evitando a exposição ao vírus do papiloma humano, o HPV. Desse modo, além do uso de preservativos durante o ato sexual, é muito importante se vacinar contra o vírus.

O tabagismo também deve ser evitado, já que o hábito é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (que podem levar a uma disfunção erétil) e diversos outros tipos de câncer.

* Com informações da Veja Saúde

Comentários