
Com certeza em algum momento da vida você ouviu falar nos lactobacilos vivos, especialmente quando se trata dos leites fermentados, iogurtes e outros probióticos.
Os lactobacilos vivos são bactérias que possuem uma importância enorme para a flora intestinal. Por incrível que pareça, um intestino saudável possui cerca de 10 bilhões de micro-organismos vivendo em cada milímetro quadrado.
Isso significa que boa parte das bactérias com as quais convivemos tem uma função relevante no processo digestivo, especialmente quando se fala do trato intestinal.
Mas o que são exatamente os lactobacilos vivos, presentes em alimentos como leite fermentado e iogurtes, e para que servem?
O que são lactobacilos vivos?
Os lactobacilos são bactérias do gênero lactobacillus, e normalmente não são tão numerosas na nossa flora intestinal. O termo "vivos" significa que esses micro-organismos realmente estão vivos e chegam ao intestino dessa maneira.
"[Essas bactérias] podem ser ingeridas e ainda chegar vivas ao intestino, atravessando sem problemas o estômago, ambiente ácido onde a maioria dos micro-organismos não sobrevive", explica o microbiologista Pedro Arcuri, da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa).
Para que servem os lactobacilos vivos?
Como são seres vivos, quando chegam no intestino os lactobacilos se reproduzem rapidamente e criam um ambiente adequado para o desenvolvimento de bactérias benignas na região.
Além disso, esses micro-organismos produzem um muco que protege o tecido intestinal e realiza a síntese (ou produção) de parte das vitaminas do complexo B.
* Com informações da Superinteressante.
Comentários