Saúde

Consumo excessivo de álcool pode causar queda de cabelo, alertam especialistas

Bebidas alcoólicas, quando consumidas de forma exagerada, podem causar deficiência nutricional e desidratação aguda

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 06/09/2022 às 19:53
Notícia
REPRODUÇÃO / FREEPIK
Queda de cabelo pode estar relacionada, também, ao estresse - FOTO: REPRODUÇÃO / FREEPIK

O mal-estar e a indisposição são sensações comuns durante uma ressaca. Afinal, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas costuma causar esses problemas frequentemente.

No entanto, o álcool também pode estar associado à queda de cabelo. Isso porque o consumo excessivo da substância está relacionado a deficiências nutricionais (como de vitaminas e minerais) que podem prejudicar a saúde capilar.

Deficiência nutricional

De acordo com a dermatologista Jinah Yoo, nutrientes como zinco, biotina, vitamina B12 e ácido fólico tem uma importância muito grande para a saúde dos cabelos. O consumo de álcool pode acabar prejudicando a absorção desses minerais e vitaminas no organismo.

"O consumo a longo prazo de álcool também pode levar à deficiência de vitaminas A, C, D, E e K", explica a especialista. Ela pontua que esses nutrientes são importantes para o funcionamento adequado das funções cerebrais e o crescimento de unhas e cabelo.

Desidratação

Além da deficiência nutricional provocada pelo consumo exagerado de álcool, a desidratação aguda causada pela ingestão da substância a longo prazo também pode resultar no ressecamento dos folículos capilares, como explica o médico David Gateley.

Segundo o especialista, esse ressecamento com o tempo afina os fios de cabelo e pode tornar o reparo ainda mais difícil com produtos acessíveis.

Prevenção

Para prevenir os diversos prejuízos causados ao organismo pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas, não há jeito: os especialistas orientam que o consumo seja evitado

Caso não seja possível, uma dica é beber de forma moderada, respeitando o organismo e consumindo água ao mesmo tempo para manter o corpo hidratado.

* Com informações do Metrópoles.

Comentários