Saúde

Consumo moderado de bebidas alcoólicas pode causar demências, revela estudo

Pesquisa mostra que mesmo o consumo moderado de álcool pode aumentar os níveis de ferro no cérebro, associado a problemas cognitivos

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 18/07/2022 às 18:39 | Atualizado em 18/07/2022 às 20:31
Notícia
Divulgação
BEBIDA ALCOÓLICA Pesquisa aponta que nenhuma quantidade é álcool é saudável para menores de 40 anos - FOTO: Divulgação

Não é bem uma novidade para a ciência que o consumo exagerado de álcool gere riscos para a saúde humana. No entanto, novas evidências apontam que mesmo a ingestão moderada de bebidas alcoólicas pode causar mudanças significativas no organismo.

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, chegou à conclusão de que o consumo de sete ou mais unidades de álcool por semana pode resultar em condições favoráveis para o surgimento de problemas como Alzheimer e Parkinson.

Isso porque o estudo, publicado no periódico PLOS Medicine na última quinta-feira (14), indica que esse tipo de consumo aumenta os níveis de ferro no cérebro.

A pesquisa, considerada o maior estudo até o momento sobre o consumo moderado de álcool e o acúmulo de ferro no organismo, acompanhou 20.965 participantes que relataram as suas ingestões de álcool e tiveram, em seguida, o cérebro escaneado por ressonância magnética.

Os participantes do estudo tinham, em média, 55 anos e 48,6% eram do sexo feminino. O consumo médio de álcool no grupo amostral foi de aproximadamente 18 unidades de álcool por semana. Isso significa mais ou menos sete latas e meia de cerveja ou seis taças grandes de vinho.

A conclusão da equipe foi de que o consumo superior a sete unidades por semana estava relacionado com marcadores de ferro mais altos em estruturas do cérebro chamadas gânglios da base, responsáveis, por exemplo, pela coordenação motora, aprendizado, cognição e emoções.

* Com informações da Revista Galileu

Comentários