Saúde

Pegar friagem pode causar resfriado? E andar descalço? Entenda

Com sintomas como coriza, tosse e espirros, resfriado é provocado por vírus e é diferente da gripe comum

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 09/09/2022 às 9:14
Notícia
Pixabay
Coriza, ou nariz escorrendo, é um dos sintomas mais comuns dos resfriados - FOTO: Pixabay

Quem nunca ouviu que pegar friagem ou mesmo andar descalço pode provocar um resfriado? As crenças populares sobre a doença parecem um consenso entre os mais velhos. No entanto, elas nem sempre têm um fundo de verdade, de acordo com a ciência.

A ideia de que andar descalço possa causar um resfriado, por exemplo, não tem base científica. Isso porque a doença é causada por um vírus cuja transmissão se dá principalmente de pessoa para pessoa.

Como acontece o resfriado?

Por ser causado por vírus, para que um resfriado afete a saúde de uma pessoa é preciso que ela tenha contato com outra pessoa infectada, por objetos contaminados, ou pelo ar com presença desses micro-organismos.

Quando atingem as mucosas, especialmente as do sistema respiratório, esses vírus começam a provocar sintomas como coriza (nariz escorrendo), tosse, espirros e, em alguns casos, dificuldade para respirar.

Apesar das associações entre o resfriado e as baixas temperaturas, a ciência ainda não conseguiu provar uma relação concreta entre a doença e a infecção pelos vírus em si.

Mas é fato, contudo, que o frio provoca aglomerações em ambientes fechados e aquecidos, e são essas aglomerações que podem facilitar a transmissão de doenças respiratórias.

Pegar friagem provoca resfriado?

O frio não provoca, necessariamente, o resfriado. No entanto, é importante destacar que as baixas temperaturas podem causar reações que deixam o sistema respiratório vulnerável a infecções.

Sendo assim, a friagem pode sim fazer mal ao corpo, especialmente porque o organismo precisa estar entre 36,6 e 37,1 °C para que os órgãos funcionem de maneira adequada.

Para manter esta temperatura, os vasos sanguíneos contraem e a circulação do sangue pelas extremidades do corpo é prejudicada para priorizar os órgãos internos.

Isso faz com que os anticorpos circulem por menos locais e torne a pessoa suscetível a infecções respiratórias, como resfriados, gripes e faringites.

* Com informações do VivaBem, do UOL.

Comentários