
As doenças cardiovasculares fazem parte de um grupo de condições que ainda preocupa bastante no Brasil, seja entre a população geral ou entre os profissionais de saúde.
A estimativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia para o ano de 2022, por exemplo, é de que cerca de 400 mil brasileiros venham a óbito devido a doenças que atingem o sistema cardiovascular.
Uma série de fatores pode influenciar na predisposição para o desenvolvimento de problemas cardíacos, como a genética, hipertensão, colesterol descontrolado e problemas no músculo cardíaco.
Além disso, o estilo de vida também possui um impacto expressivo no risco de desenvolver doenças cardiovasculares. O tabagismo, sedentarismo e o estresse são apenas alguns desses fatores.
Os 6 problemas cardíacos mais comuns
Algumas das doenças do sistema cardiovascular podem apresentar sinais antes de um evento grave. Isso significa que estar atento a alguns sintomas e manter uma rotina de exames podem levar a um diagnóstico precoce.
O cardiologista Frederico Abreu, coordenador de cardiologia do Hospital Santa Lúcia, explicou como acontecem os seis problemas cardíacos mais comuns e listou alguns dos seus sintomas mais característicos.
Insuficiência cardíaca
A condição na qual o coração não consegue bombear o sangue de maneira adequada para o corpo é conhecida como insuficiência cardíaca.
Embora seja mais comum em idosos, a doença também pode atingir a população mais jovem. Os principais sintomas do problema cardiovascular são:
- falta de ar progressiva;
- dor no abdômen;
- dor no peito;
- fadiga;
- dificuldade para deitar ou fazer exercícios;
- falta de apetite;
- náusea e vômitos.
Infarto ou ataque cardíaco

Conhecido pelo nome popular de ataque cardíaco, o infarto do miocárdio acontece quando as células de uma região do coração morrem.
Isso ocorre quando uma placa de gordura se rompe e forma um coágulo que pode impedir a passagem de sangue numa artéria. O fluxo sanguíneo é interrompido de forma repentina. Estão entre os principais sintomas do infarto:
- dor no peito, com a sensação de pressão e desconforto (a dor pode, inclusive, passar para outras partes do corpo);
- fadiga;
- falta de ar;
- tontura e náusea;
- sudorese.
Arritmia cardíaca
A arritmia cardíaca faz com que o coração bata num ritmo diferente do normal. A condição pode ser uma bradicardia, quando o órgão bate mais devagar, ou taquicardia, quando bate rapidamente.
Embora para algumas o problema cardíaco seja somente um inconveniente, a doença pode levar a morte. Os sintomas mais comuns são:
- batimentos cardíacos fora do ritmo normal ou palpitações irregulares;
- fadiga;
- dor no peito;
- falta de ar;
- tontura;
- desmaio;
- ansiedade.
Doença valvar
A doença valvar é caracterizada pelo funcionamento anormal de uma ou mais válvulas do coração. A condição faz com que o sangue retorne ou mesmo não chegue a passar pela válvula.
Algumas pessoas apresentam casos leves da condição e podem não apresentar sintomas durante anos antes do diagnóstico. Os sinais da doença aparecem com o tempo, e são alguns deles:
- falta de ar;
- dor no peito;
- fraqueza física.
Derrame cerebral ou AVC
Conhecido como derrame cerebral ou acidente vascular cerebral (AVC), como os próprios nomes indicam, a condição é causada por problemas na circulação sanguínea na região encefálica.
Em grande parte dos casos, os sintomas são repentinos e exigem atendimento profissional de urgência. Estão entre os sintomas do AVC:
- rosto paralisado em um lado;
- dificuldade ou impossibilidade de manter os dois braços levantados;
- dificuldade para falar;
- dor de cabeça.
Doença arterial periférica
A condição conhecida por doença arterial periférica é caracterizada pelos vasos sanguíneos obstruídos parcialmente por placas de gordura. A doença afeta o fluxo sanguíneo.
Muitas pessoas podem não apresentar sinais do problema durante um longo período. Entre os sintomas estão:
- dor nos membros inferiores, como pernas, panturrilha e pé;
- câimbras;
- fadiga;
- manchas na pele;
- irritação na pele;
- dedos roxos com presença de feridas.
* Com informações do Metrópoles
Comentários