Saúde

Câncer de próstata: veja os principais sintomas e quem tem mais risco de desenvolver tumores na região

Câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil e pode ser confundido com um aumento no órgão

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 09/09/2022 às 18:42
Notícia
Freepik
Consultas médicas de rotina podem ajudar a identificar o câncer de próstata de forma precoce - FOTO: Freepik

Segundo tipo de tumor mais comum no Brasil entre a população masculina, o câncer de próstata é uma doença que costuma atingir principalmente os homens acima de 65 anos de idade.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), este tipo de tumor pode crescer rapidamente e espalhar para outros órgãos, embora boa parte dos casos tenha um crescimento lento.

O que é a próstata?

A próstata nada mais é do que uma glândula presente no corpo masculino e localizada na parte baixa do abdômen.

É na próstata que parte do sêmen é produzido e, embora seja um órgão pequeno, o fato dele envolver a uretra — canal por onde passa a urina — torna um tumor na região uma situação delicada.

Quais são os sintomas iniciais do câncer de próstata?

Normalmente, o câncer de próstata possui uma evolução silenciosa na fase inicial. Algumas pessoas que possuem um tumor na região podem não apresentar nenhum sintoma.

No entanto, quando os sintomas começam a surgir, são semelhantes aos da próstata aumentada, como:

  • dificuldade para urinar; e
  • necessidade de urinar mais frequentemente, especialmente à noite.

Outros sintomas, mais associados a uma fase avançada da doença, envolvem sintomas urinários, como fluxo fraco e prolongado, dor óssea e até mesmo a presença de sangue no sêmen ou na urina.

De qualquer modo, é preciso consultar um médico na presença de qualquer um desses sinais para obter um diagnóstico preciso.

O que causa câncer de próstata?

Uma dúvida comum entre os homens é o que causa o câncer de próstata. A idade é um dos principais fatores, já que o risco para o desenvolvimento do tumor é maior entre homens com mais de 65 anos.

Também há a predisposição genética: histórico de câncer de próstata na família — especialmente quando se trata do pai ou um irmão — é um sinal de alerta, já que aumenta ligeiramente o risco de desenvolvimento do tumor.

Outros fatores de risco são o excesso de gordura corporal e a exposição a substâncias nocivas, como arsênio, fuligem, produtos de petróleo e outros.

* Com informações da BBC Brasil.

Comentários