Saúde

OBESIDADE: Entenda os 10 motivos que te impedem de perder peso

Segundo estudos da Charity Comission do Reino Unido, a obesidade desbanca o cigarro como a maior causa de câncer.

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 20/09/2022 às 16:35
Notícia
Divulgação
VEJA COMO ALIVIAR A SÍNDROME DUMPING BARIÁTRICA - FOTO: Divulgação

Nos últimos 13 anos o Brasil atingiu a maior prevalência de obesidade em adultos. O percentual cresceu mais de 67%,8.

Segundo estudos da Charity Comission do Reino Unido, a obesidade desbanca o cigarro como a maior causa de câncer.

OBESIDADE

O médico nutrólogo Dr. Ronan Araujo explica que a principal causa da obesidade é o desequilíbrio energético a longo prazo entre as calorias consumidas e as calorias eliminadas.

A modificação da dieta pode prevenir, tratar ou aliviar alguns dos sintomas associados a essas doenças.

“É importante fornecer aos pacientes recomendações dietéticas simples para aumentar a probabilidade de implementação bem-sucedida", diz Ronan.

"Isso inclui aumentar a ingestão de vegetais, frutas e fibras, consumir fontes de proteína magra para aumentar a saciedade, evitar ou limitar severamente alimentos altamente processados e reduzir o tamanho das porções.” completa o médico.

Entenda os 10 motivos que te impedem de perder peso

1. Efeito platô

Além da adaptação do organismo, o efeito platô pode acontecer quando a pessoa segue por um longo período o mesmo plano alimentar ou de treino, quando realiza uma dieta restrita por muito tempo ou quando perde rapidamente muito peso, havendo diminuição do metabolismo.

2. Desequilíbrio hormonal

O médico Ronan Araujo ressalta também que algumas alterações hormonais, como, hipotiroidismo, síndrome de Cushing, aumento da produção de cortisol e desiquilíbrio de insulina são alguns fatores hormonais que influenciam no ganho de peso.

3. Estresse e ansiedade

Liberam grande quantidade do hormônio cortisol, quem possui maior liberação desse hormônio, tem maior facilidade em ganhar peso.

4. Não se exercitar regularmente

Quanto menos atividades o indivíduo pratica, mais chances terá de se tornar uma pessoa obesa. Uma vida sedentária pode também causar diabetes, agravar doenças das articulações, dos músculos e da coluna, além de constituir um fator de risco para a obesidade, complicações psicológicas como ansiedade e até alguns tipos de câncer.

5. Não beber água

Beber água emagrece porque reduz a sensação de fome, diminuindo também o número de snacks e calorias ingeridas durante o dia. Além disso, a água ocupa um volume grande no estômago, ajudando a controlar o apetite

6. Hábitos irregulares de sono

Pode parecer difícil acreditar, mas ter uma boa noite de sono é uma das maneiras mais fáceis de perder peso.

7. Comer muitas calorias

Quem queima mais calorias do que consome, perde peso. Emagrecer é consequência natural do déficit calórico. Mas há limites para isso. Para emagrecer com saúde, é recomendável cortar de 300 a 500 calorias por dia, dizem especialistas.


8. Comer muito antes de dormir

As pessoas que comem antes de dormir não fazem uma simples ceia, mas ingerem uma refeição extra – portanto, são as calorias extras no seu corpo que geram o ganho de peso

9. Pular o café da manhã

“Como o cérebro percebe que o organismo está sem energia armazenada, estimula a ingestão de uma quantidade maior de alimentos calóricos na próxima refeição”, diz a nutricionista Adriane Alves Marchisete.


10. Envelhecimento do corpo

De fato, emagrecer é uma tarefa que se torna mais complicada com a idade - e não há como evitar.

Mas, com alguns cuidados, é possível dar uma forcinha para o seu metabolismo.

Comentários