
Os efeitos da falta de sono na qualidade de vida geral são bastante conhecidos: cansaço, mau humor, dificuldade de concentração, entre outros. A longo prazo, a dificuldade em ter uma boa noite de sono pode gerar quadros mais preocupantes.
Noites mal dormidas estão associadas, por exemplo, ao envelhecimento precoce e ao comprometimento do sistema imune, além de aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e outros.
Mas como conseguir dormir rápido? Como melhorar a qualidade do sono? Essas são algumas das perguntas mais comuns entre os internautas que buscam regular a rotina e dormir melhor.
O que comer antes de dormir?
Mudanças na alimentação podem ajudar na qualidade do sono. Contudo, vale ressaltar que não se deve comer imediatamente antes de dormir, e sim bem antes, para que cada nutriente faça o efeito desejado.
Banana
Assim como o feijão, a banana também ajuda na produção da melatonina, mas por outros meios: ela é rica no aminoácido triptofano. Essa substância também contribui na produção da serotonina, o hormônio da felicidade.
Alface
O alface conseguiu uma certa fama entre aqueles que não conseguem dormir pelas suas propriedades. A folha pode reduzir inflamações e alguns dos sinais de estresse provocados por distúrbios do sono, como apontam algumas pesquisas.
Chá de camomila
Outro aliado conhecido do sono é o chá de camomila, já que esta infusão possui apigenina e substâncias com ação anti-inflamatória. A camomila é bastante utilizada para aliviar o estresse e acalmar.
O chá, diferentemente de outros alimentos, pode ser ingerido perto da hora de dormir para induzir o sono.
Feijão
O feijão é rico em vários nutrientes, mas é justamente a presença da vitamina B6 que possui efeitos benéficos para o sono. A vitamina é associada à serotonina, que por sua vez é precursora do hormônio do sono: a melatonina.
Vale lembrar que, se for consumir o feijão para melhorar o sono, faça-o bem antes de ir para cama para que a vitamina seja bem absorvida e faça o efeito desejado.
Comentários