Saúde

COLESTEROL ALTO: 6 chás que ajudam a baixar colesterol alto

Conheça os seis chás que ajudam a controlar o colesterol alto

Gabriella Zilma
Gabriella Zilma
Publicado em 14/10/2022 às 19:03 | Atualizado em 15/10/2022 às 20:31
Notícia
Pixabay
Alguns chás ajudam a baixar o colesterol alto - FOTO: Pixabay

Para diminuir o colesterol alto, beber chás durante o dia é uma ótima opção. 

Visto que, as plantas medicinais auxiliam a desintoxicar o organismo e que possuem propriedades hipoglicemiantes que ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue, é o caso do chá de alcachofra e o chá mate.

Conheça 6 chás para baixar o colesterol alto

Porém, é necessário que esses chás sejam tomados sob supervisão médicas e não devem substituir o tratamento recomendado.

Já que essa é uma forma que serve apenas para complementar a dieta para diminuir o colesterol, que deve ser baixa em gorduras e açúcares, além de praticar atividade física regularmente.

1. Chá mate

PIXABAY
Chá mate - PIXABAY

 

Além de possuir ação antioxidante, a erva-mate obtém saponinas, que são compostos orgânicos que reduzem a absorção de gorduras e colesterol a nível intestinal, aumentando a sua excreção através das fezes.

Como preparar e tomar: adicionar 3 colheres de chá de erva-mate em 500 ml de água fervente, deixar amornar, coar e beber até 1,5 litros do chá por dia.

Contraindicações: este chá não deve ser consumido por mulheres grávidas, durante a fase de amamentação e por pessoas que tenham ansiedade, nervosismo, insônia, gastrite, úlceras, refluxo e hipertensão não controlada, pois possui cafeína.

2. Chá vermelho

PIXABAY
Chá vermelho - PIXABAY

O chá vermelho, também chamado de "pu-er", além de ser rico em antioxidantes, também possui um composto designado como "teobromina", que aumenta a excreção, através das fezes, de colesterol e promove alteração no metabolismo das gorduras. 

Como preparar e tomar: É necessário ferver 1 litro de água, acrescentar 2 colheres de sopa de chá vermelho e tapar por 10 minutos. Logo depois, coar e beber 3 xícaras por dia.

Contraindicações: esse chá não pode ser ingerido por mulheres grávidas ou em fase de amamentação, por pessoas que têm insônia, gastrite, refluxo gastresofágico, hipertensão ou problemas cardíacos, já que possui cafeína.

3. Chá verde

PIXABAY
Chá verde - PIXABAY

O chá verde é rico em catequinas, flavonoides e outros compostos que obtém propriedades antioxidantes que auxiliam a reduzir os níveis de colesterol mal, o LDL, e os triglicerídeos no sangue.

Como preparar e tomar: colocar 1 colher de sopa de chá verde em 240 mL de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coar e beber morno até 4 xícaras por dia entre as refeições.

Contraindicações: esse chá não deve ser consumido durante a gravidez ou período de amamentação, por pessoas que possuem insônia, gastrite, úlceras e hipertensão, já que contém cafeína. Além disso, deve ser evitado por pessoas que tomam anticoagulantes e que possuem hipotireoidismo.

4. Chá de alcachofra

Pixabay
Alcachofra - Pixabay

A alcachofra possui propriedades depurativas do sangue e obtém ácidos na sua composição que reduzem o excesso de colesterol no sangue, além de reduzir a pressão arterial e prevenir a aterosclerose.

Como preparar e tomar: Adicionar 1 colher de chá (de 5 a 6g) de folhas secas de alcachofra em 1 litro de água fervente. Tampar, deixar repousar por 5 minutos, coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia, antes das refeições principais.

Contraindicações: para quem possui problemas na vesícula, hepatite ou câncer no fígado, este chá não é indicado. Além disso, não é recomendado o consumo desse chá para quem usa os medicamentos anticoagulantes, por crianças de 12 anos e por mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

5. Chá de cúrcuma

Pixabay
Cúrcuma - Pixabay

A cúrcuma obtém um composto bioativo designado como curcumina, uma substância que auxiliam a reduzir os níveis de colesterol no sangue devido à sua ação antioxidante e exerce cardioprotetor.

Como prepara e tomar: adicionar 1 colher de chá de pós de cúrcuma em 150 ml de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos. É recomendado tomar 3 xícaras por dia entre as refeições.

Contraindicações: obstrução das vias biliares devido à pedra na vesícula e em pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes. Na gravidez ou lactação só deve ser utilizada sob orientação médica.

6. Chá de dente-de-leão

Pixabay
Dente-de-leão - Pixabay

O dente-de-leão auxiliam a diminuir os níveis de colesterol no sangue, evitando o depósito de gorduras nos vasos sanguíneos, isso porque possui compostos que garantem propriedades antioxidantes a essa planta.

Como preparar e tomar: colocar 1 colher de sopa da raiz de dente de leão triturada em 200 mL de água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Em seguida, coar e beber cerca de 3 xícaras de chá por dia.

Contraindicações: essa planta não deve ser usada por pessoas que têm hipersensibilidade a ela, que possuem obstrução dos ductos biliares ou oclusão intestinal. Além disso, não deve ser utilizado na gravidez e durante a fase de amamentação.

 

Comentários