
Em meio à campanha do Outubro Rosa, é comum a busca sobre o câncer de mama, um dos tipos de tumor que mais afeta as mulheres no Brasil, crescer.
O que muitas pessoas podem desconhecer é o fato de que o câncer de mama pode acometer os homens também, apesar de ser menos comum.
Câncer de mama em homens jovens é comum?
O tumor maligno na mama também pode atingir os homens, mas é bem raro. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), apenas 1% dos casos da doença são registrados na população masculina.
Quando se trata de homens jovens, as chances são menores por conta da idade ser um fator de risco, mas o risco não deixa de existir.
Sintomas de câncer de mama em homens
O câncer de mama entre homens possui sintomas bem parecidos com os que acometem as mulheres. Os três principais sinais de câncer de mama em homens são:
- caroço ou nódulo na mama, perto do mamilo;
- liberação de uma secreção pelos mamilos;
- alteração na pela do mamilo ou aréola.
Ao notas qualquer um desses sinais ou alteração na mama, a pessoa deve procurar um mastologista para ter uma diagnóstico preciso.
Fatores de risco para câncer de mama
De acordo com o INCA, a idade é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama tanto em mulheres quanto em homens: cerca de 80% dos casos são registrados depois dos 50 anos.
No entanto, outros fatores também podem provocar o surgimento de um tumor, como:
- histórico familiar de câncer de mama, especialmente antes dos 50 anos ou em homens;
- sobrepeso e sedentarismo;
- tabagismo; entre outros.
Comentários