Saúde

Câncer de mama: confira 5 sinais que podem indicar doença em homens

Apesar de atingir predominantemente as mulheres, o câncer de mama também pode afetar a saúde dos homens. Veja 5 sinais que podem indicar um possível tumor

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 31/08/2022 às 22:33 | Atualizado em 31/08/2022 às 22:35
Notícia
Freepik
Mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama: o Outubro Rosa - FOTO: Freepik

O câncer de mama é um dos tipos de tumor que mais impactam a saúde das mulheres. No entanto, apesar dessa predominância na população feminina, a doença também pode afetar homens.

É justamente pela raridade desse tipo de tumor entre os homens que o diagnóstico pode ocorrer com certo "atraso". Dados da Sociedade Americana do Câncer apontam que a incidência do câncer de mama entre homens é de 1 a cada 100 casos entre mulheres.

Contudo, alguns sintomas relacionados ao tumor são comuns entre homens e mulheres, como explica a médica Viviane Rezende de Oliveira, presidente da representação do Distrito Federal da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO-DF).

De acordo com ela, a ideia de que o câncer de mama só acomete mulheres prejudica o diagnóstico da doença. "Os homens, até mesmo os que têm risco aumentado para câncer de mama, não procuraram o médico para investigação e, desta forma, tendem a ter o diagnóstico tardio da doença", pontua.

Sinais que podem indicar câncer de mama em homens

Entre os principais sinais associados aos tumores no tecido mamário, alguns são comuns entre homens e mulheres e podem ajudar a identificar a presença do câncer. São eles:

  1. Tecido mamário mais espesso ou nódulo indolor (que não causa dor)
  2. Caroços nas mamas ou axilas
  3. Vermelhidão na região do mamilo
  4. Mamilo invertido ou saída de secreção ou sangue
  5. Inchaço, enrugamento, vermelhidão e outras alterações na pele junto ao nódulo

Vale ressaltar que nem sempre esses sinais podem indicar um câncer de mama. Por isso, é importante investigar junto a um médico para receber um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento.

* Com informações do Metrópoles.

Comentários