
Triglicerídeos são gorduras que estão na corrente sanguínea e possuem relação direta com a síndrome metabólica. Alguns exemplos são: obesidade, diabetes e resistências insulínica, risco cardiovascular, hipertensão arterial e dislipidemia, até mesmo a hipertrigliceridemia.
No mais, o colesterol alto é uma condição bastante perigosa que atinge muitos brasileiros, por conta dos altos níveis de colesterol ruim (LDL) presente no sangue.
Portanto, veja nesta matéria alguns chás que irão melhorar a sua saúde e como baixar o Triglicerídeos e Colesterol Alto.
Veja mais a seguir.
CHÁ PARA BAIXAR COLESTEROL ALTO E TRIGLICERÍDEOS
1. Chá de canela

O chá de canela ajuda na redução dos níveis de gordura presente no corpo, além de também auxiliar a reduzir os triglicerídeos altos.
Entretanto, é importante um cuidado, já que ele não é recomendado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além delas, pessoas com problemas cardíacos, rosácea ou hipertensão também não devem consumir.
Portanto, é sempre bom perguntar ao seu médico antes de ingerir qualquer chá, inclusive se você possui diabetes, problemas nos rins ou fígado.
É indicado ingerir no máximo 6g ou 1 ¼ de colher de chá de canela.
Ingredientes:
- 1 canela em pau;
- 1 xícara de água;
- Adoçante, açúcar ou mel a gosto (opcional).
Modo de preparo:
Colocar a canela em pau em uma panela com a água e levar ao fogo para ferver durante cinco minutos;
Esperar amornar, retirar o pau de canela, adoçar a bebida (se assim desejar) e consumir o chá.
2. Chá de salsa

O chá de salsa é muito bom para quem têm triglicerídeos altos e também para quem possui colesterol alto. Pois, esse chá contém niacina, conhecida também como vitamina B3 ou ácido nicotínico.
A vitamina B3 revela-se como um agente regulador de gorduras e atuam na inibição de uma enzima chave para a síntese dos triglicerídeos.
Mas, ele não deve ser consumido por mulheres que estejam grávidas, pessoas que sofram com problemas renais, até mesmo quem possui cálculo renal.
Ingredientes:
- 1 punhado de salsa;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Ferver o punhado de salsa em uma panela com o litro de água durante cinco minutos;
Deixar descansar por 10 minutos e servir-se. A recomendação é tomar três xícaras por dia.
3. Chá de cúrcuma

A cúrcuma possui propriedades antioxidantes que auxiliam na eliminação de gorduras e toxinas na corrente sanguínea.
Entretanto, a cúrcuma não é indicada em muitas quantidades para as mulheres grávidas. Sendo assim, caso você esteja gestante, pergunte ao seu médico para saber quanto do ingrediente pode consumir.
Ingredientes:
- 1 colher de café de cúrcuma em pó;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
- Colocar a água para ferver;
- Depois que levantar fervura, desligue o fogo e adicione a cúrcuma;
- Tampe a panela e deixe descansar por cinco a 10 minutos;
- Coe e sirva. Recomenda-se tomar de duas a quatro xícaras do chá por dia.
4. Chá de vermelho

O chá vermelho é retirado da Camellia sinensis, mesma planta que também produz o chá verde, branco e o chá preto.
Ele é capaz de trazer benefícios ao corpo como, flavonoides, que têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e que auxiliam na formação de hormônios essenciais para a saúde.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de chá vermelho;
- 240 ml de água.
Modo de preparo:
Ferver a água, logo após deixa-la mornar por de 1 a 2 minutos. Em seguida adicionar o chá e deixar descansar por 10 minutos. Pode ser servido quente ou frio, mas sempre consumido no mesmo dia.
5. Chá verde

As catequinas que estão na composição do chá verde podem auxiliar a reduzir os níveis de triglicerídeos no organismo em 20%. Entretanto, são requeridos de 600 mg a 700 mg das catequinas do chá verde para que esse efeito ocorra, o que corresponde a 6 a 12 xícaras do chá.
Assim, ela não pode ser usada por pessoas com anemia, mulheres que estejam grávidas ou amamentando, indivíduos com doenças gástricas como úlceras, gastrite ou irritação no cólon e por quem tem insônia, problemas nervosos e taquicardia.
Ingredientes:
- 1 colher de sobremesa de folhas de chá verde;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
- Levar a água ao fogo para aquecê-la. Desligar o fogo antes da água entrar em ponto de ebulição (80º – 85º);
- Despejar a água em cima das folhas de chá verde;
- Tampar e deixar em infusão por três minutos;
- Coar e tomar o chá.
6. Chá de alcachofra

A alcachofra, é uma planta medicinal rica em água, fibras e flavonoides, além de ter boas quantidades de vitamina C e minerais, como o potássio e fósforo, tendo ação antioxidante, anti-inflamatória, diurética, probiótica e antidispéptica (combate a má digestão).
Ingredientes:
- 1 litro de água;
- 1 colher de chá (de 5 a 6g) de folhas secas de alcachofra.
Modo de preparo:
Ferver a água em uma panela, ou chaleira, e em seguida, apagar o fogo. Adicionar as folhas de alcachofra à água e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar o chá, deixar amornar e beber até 3 xícaras por dia.







