
Os gases em excesso é realmente um incômodo para todos, que pode ser causado por consumo exacerbado de alimentos, como feijão e grãos, além dos itens salgados e defumados.
Por mais que cause dores, desconforto e até constrangimentos, além de também poder ter alguma relação com doenças como a síndrome do intestino irritável, geralmente o problema pode ser controlado com mudanças no estilo de vida.
Portanto, uma rotina mais saudável é essencial, como ter boa alimentação, praticar exercícios físicos e consultar os médicos regularmente.
Veja a seguir os chás que ajudam a eliminar os gases excessivos.
O QUE PODE CAUSAR GASES EXCESSIVOS?
A causa dos gases excessivos pode ser dado por conta de muitos fatores, como hábitos alimentares ruins, problemas digestivos ou psicossociais, infecções intestinais e uso de medicamentos.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS RELACIONADOS?
O mais comum e evidente é a distensão abdominal, ou seja, aquela sensação de aumento da barriga, seguida da flatulência e da eructação. Porém, também podem estar presentes:
- Dor ou cólica abdominal
- Dor no peito
- Dor na parte lateral da barriga, simulando uma apendicite.
Veja os melhores chás para eliminar os gases e reduzir as dores abdominais
1. Chá de erva-doce

A erva-doce é uma planta medicinal bastante usada para tratar problemas digestivos, porém que também parece ter efeito sobre o intestino, já que parece estimular seu funcionamento, diminuindo a formação de gases.
Modo de preparo:
Coloque a erva-doce à xícara de água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber várias vezes ao dia, sem adição de açúcar.
2. Chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta contém flavonoides que parecem ser capazes de inibir a ação dos mastócitos, que são células do sistema imune que estão presentes em grande quantidade no intestino e que parecem contribuir para a formação de gases.
Modo de preparo:
Junte as folhas de hortelã na xícara de água fervente, tampe e deixe repousar por 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber 3 a 4 vezes por dia.
3. Chá de gengibre

O gengibre é uma raiz com muitas propriedades medicinais, que é usada para tratar muitos problemas na medicina tradicional.
De fato, esta raiz também pode ser utilizada para tratar o excesso de gases, já que facilita o funcionamento do intestino, diminui os espasmos nas paredes do intestino e trata pequenas inflamações que podem piorar a formação de gases.
Modo de preparo:
Retire a casca da raiz de gengibre e cortar em pedaços. Em seguida, coloque na xícara com água fervente e deixe descansar por 5 minutos. Por fim, coar, deixe amornar e beber 3 a 4 vezes por dia.
4. Chá de erva-cidreira

A erva-cidreira é outra planta muito utilizada pela medicina tradicional, especialmente para auxiliar no tratamento de problemas relacionados com o sistema gastrointestinal. E de fato parece ser capaz de aliviar vários desconfortos a nível gástrico e intestinal, incluindo o excesso de gases.
Modo de preparo:
Coloque a erva-cidreira na xícara com água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Depois, coar, deixe amornar e beber, pelo menos, 3 a 4 vezes por dia.
5. Chá de camomila

A camomila é uma planta que é tradicionalmente utilizada para tratar problemas gástricos e aliviar desconfortos de todo o sistema gastrointestinal.
Segundo um estudo, esta planta parece prevenir o aparecimento de úlceras e inflamações no sistema gastrointestinal, o que previne também o surgimento de gases.
Modo de preparo:
Coloque as flores de camomila na xícara com a água fervente e deixe repousar entre 5 a 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber 3 a 4 vezes por dia.
Comentários