
Para diminuir o excesso de gases e reduzir o desconforto abdominal, o melhor são os remédios caseiros. Pois, a maioria desses remédios age melhorando o funcionamento do estômago e do intestino, o que causa a eliminação de fezes mais rápido. Assim, evita a formação e o acúmulo de gases.
Além desses remédios caseiros, também é essencial fazer uma alimentação saudável e realizar algum exercício físico regularmente. Com isso, irá melhorar a manter a saúde do sistema gastrointestinal, reduzindo a formação de gases.
Além de tudo, o consumo de probióticos, seja na forma de suplementos ou de alimentos, também deve ser uma prática diária, já que ajuda a povoar o intestino com bactérias boas que protegem a saúde intestinal e reduzem a formação de gases.
O que causa formação de gases em excesso?
O que pode ocasionar em excesso de gases intestinais são o fato de ingerir ar pela boca, excesso de fibra, carboidratos não digerido pelo estômago, carne e alimentos muito ricos em proteínas. Outros fatores como genética e má alimentação podem também levar à flatulência.
Quais alimentos ajudam a eliminar gases?
- Abacaxi ou mamão no final das refeições, pois ajudam na digestão;
- Tomate, chicória e aspargos;
- Chá de erva-cidreira, gengibre, erva-doce ou carqueja;
- Iogurte kefir ou iogurte natural com bífidos ou lactobacilos;
- Legumes ricos em água;
- Chucrute;
- Maçã;
Quais hábitos EVITAR na formação dos gases?
- Aposte em receitas com laranja;
- Evite carboidrato em excesso;
- Evite leite;
- Faça um desjejum saudável;
- Evite beber enquanto come;
- Evite bebidas alcóolicas em excesso;
- Mastigue bem os alimentos;
- Pegue leve na gordura.
Veja 5 chás para soltar gases
1. Chá de erva-doce

A erva-doce é uma planta medicinal bastante usada para tratar problemas digestivos, porém que também parece ter efeito sobre o intestino, já que parece estimular seu funcionamento, diminuindo a formação de gases.
Modo de preparo:
Coloque a erva-doce à xícara de água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber várias vezes ao dia, sem adição de açúcar.
2. Chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta contém flavonoides que parecem ser capazes de inibir a ação dos mastócitos, que são células do sistema imune que estão presentes em grande quantidade no intestino e que parecem contribuir para a formação de gases.
Modo de preparo:
Junte as folhas de hortelã na xícara de água fervente, tampe e deixe repousar por 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber 3 a 4 vezes por dia.
3. Chá de gengibre

O gengibre é uma raiz com muitas propriedades medicinais, que é usada para tratar muitos problemas na medicina tradicional.
De fato, esta raiz também pode ser utilizada para tratar o excesso de gases, já que facilita o funcionamento do intestino, diminui os espasmos nas paredes do intestino e trata pequenas inflamações que podem piorar a formação de gases.
Modo de preparo:
Retire a casca da raiz de gengibre e cortar em pedaços. Em seguida, coloque na xícara com água fervente e deixe descansar por 5 minutos. Por fim, coar, deixe amornar e beber 3 a 4 vezes por dia.
4. Chá de erva-cidreira

A erva-cidreira é outra planta muito utilizada pela medicina tradicional, especialmente para auxiliar no tratamento de problemas relacionados com o sistema gastrointestinal. E de fato parece ser capaz de aliviar vários desconfortos a nível gástrico e intestinal, incluindo o excesso de gases.
Modo de preparo:
Coloque a erva-cidreira na xícara com água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Depois, coar, deixe amornar e beber, pelo menos, 3 a 4 vezes por dia.
5. Chá de camomila

A camomila é uma planta que é tradicionalmente utilizada para tratar problemas gástricos e aliviar desconfortos de todo o sistema gastrointestinal.
Segundo um estudo, esta planta parece prevenir o aparecimento de úlceras e inflamações no sistema gastrointestinal, o que previne também o surgimento de gases.
Modo de preparo:
Coloque as flores de camomila na xícara com a água fervente e deixe repousar entre 5 a 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber 3 a 4 vezes por dia.
Comentários