Saiba quais são as cinco categoria de CNH e quais veículos você pode conduzir
Cada uma das cinco categorias de CNH permite que motoristas dirijam tipos de veículos diferentes; entenda quais são os tipos e como mudar de categoria
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento que comprova a capacidade de alguém conduzir um veículo automotor terrestre no Brasil. O que muitos não sabem é que existem cinco categorias de CNH.
O porte da CNH é obrigatório para motoristas e pilotos de qualquer tipo de veículo motorizado terrestre. Cada categoria de carteira de motorista permite que os portadores dirijam uma série de automóveis diferentes.
Quem está interessado em adquirir o documento deve entender qual é o tipo certo para o veículo que se pretende dirigir, e passar por testes de aptidão que são específicos para cada uma das categorias.
Quais são as cinco categorias da CNH?
CNH Categoria A
A categoria A da CNH concede ao motorista o poder de dirigir veículos de duas ou três rodas, independentemente das cilindradas.
Não é possível, com a categoria A, dirigir nenhum tipo de veículo de quatro rodas. Mas pode é possível dirigir, por exemplo:
- Motos;
- Motonetas;
- Triciclos.
CNH Categoria B
Com a categoria B da CNH, é possível conduzir veículos motorizados de quatro rodas cujo peso bruto total não ultrapasse os 3.500 kg. Além disso, sem contar o motorista, a lotação não pode exceder 8 lugares.
Dentre as cinco categorias, este é o tipo mais comum de carteira de motorista.
Exemplos do que é possível dirigir com categoria B da CNH:
- Carros de passeio;
- Picape Utilitário / SUV;
- Van;
- Furgões;
- Kombi.
CNH Categoria C
Para quem tem interesse em dirigir transportes de carga cujo peso bruto total passe os 3.500 kg, a CNH adequada é a categoria C.
O limite de peso que esses motoristas podem transportar é 6.000 kg. Portanto, alguns exemplos do que é possível dirigir com essa categoria de CHN são:
- Caminhão;
- Caminhonete;
- Van de carga.
VEJA TAMBÉM: Entenda como funciona a pontuação na CNH
CNH Categoria D
Já com a CNH categoria D é possível dirigir veículos de transporte de passageiros com mais de oito acentos, excluído o próprio motorista.
Algumas características importantes sobre a CNH categoria D é que se o condutor quiser atuar de forma profissional, é essencial que se faça o curso de transporte coletivo, disponível em autoescolas.
Além disso, não é possível tirar a CNH tipo D na primeira habilitação. O motorista precisa já ser habilitado na categoria B há dois anos, ou na C há um ano.
Outra restrição deste tipo de carteira de habilitação é que o motorista deve ter no mínimo 21 anos de idade e não ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima, nem mais de uma infração média em 12 meses.
Exemplos de veículos que se pode dirigir com a CNH categoria D:
- Ônibus;
- Micro-ônibus;
- Van de passageiros.
CNH Categoria E
Quem possui habilitação na categoria E tem a licença para dirigir veículos com peso total acima de 6.000 kg. Isso inclui veículos com unidade acoplada.
A categoria E da CHN engloba as unidades tratoras que se enquadrem nas categorias B, C e D. Para se habilitar nesta categoria, um requisito é que o motorista tenha no mínimo um ano de habilitação na categoria C.
Assim como na categoria anterior, para ter a carteira de motorista categoria E o condutor não pode ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima, nem mais de uma infração média em 12 meses.
Com a CNH categoria E é possível dirigir:
- Reboque e semirreboque;
- Automóvel tracionando trailer;
- Caminhão tracionando duas carretas (Treminhão);
- Ônibus articulado “sanfonado”.
Qual a diferença da categoria D para E?
Uma dúvida comum entre as pessoas que procuram dirigir veículos de grande porte é a diferença entre as categorias D e E da CNH.
A CNH de categoria E é exigida para quem pretende conduzir uma combinação de veículos. Já a CNH categoria D é para os motoristas de ônibus de até 6.000 kg.
Um detalhe importante a ser observado é que os ônibus articulados contam como um veículo só, até por terem somente uma placa. No entanto, se a parte articulada pesar mais de 6 mil quilos. Nesse caso, é exigida a CNH tipo E.
Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC)
Além dos cinco tipos de CNH, também é possível obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).
A ACC é uma espécie de habilitação que dá permissão às pessoas conduzirem veículos de duas rodas conhecidos como “cinquentinhas”, ou bicicletas motorizadas.
Como mudar de categoria de CNH?
Para mudar a categoria da carteira de habilitação, o motorista deve ser habilitado há pelo menos um ano na categoria anterior.
Seguida as regras, é possível fazer as seguintes transições:
- Mudar da categoria B para C ou D;
- Mudar da categoria C para D ou E;
- Mudar da categoria D para E.