
A intoxicação alimentar, também chamada de gastroenterite aguda, é uma patologia clínica.
A sua causa está ligada à ingestão de água ou alimentos contaminados por bactérias ou vírus, sendo os mais comuns a Salmonella, Escherichia coli e o Rotavírus, ou por suas respectivas toxinas e fungos.
Os incômodos causados pela intoxicação alimentar podem incluir náuseas, tontura, diarreia, cólicas e dor de cabeça.
Para reduzir o efeito de alguns dos sintomas, é possível usar chás e bebidas quentes como aliadas nos tratamentos.
No entanto, é importante destacar que chás não podem substituir o tratamento médico e a ajuda de um profissional especializado.
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de intoxicação alimentar, procure um médico para investigação e início de tratamento.
CHÁS PARA INTOXICAÇÃO ALIMENTAR
Chá de gengibre
Ingredientes
- 2 cm de raiz de gengibre;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo
Descascar as fatias de gengibre e cortar em pedaços menores. Adicionar o gengibre em uma panela, colocar a água e deixar ferver por 5 minutos. Deixar esfriar, coar e beber até 3 xícaras do chá por dia.
Contraindicações
Pessoas que fazem uso de anticoagulantes como varfarina ou aspirina, mulheres grávidas, próximo ao parto ou com histórico de aborto, problemas de coagulação ou que tenham risco de hemorragias.
Chá de hortelã-pimenta
Ingredientes
- 2 a 3 colheres de folhas frescas, secas ou trituradas de hortelã-pimenta;
- 150 mL de água fervente.
Modo de preparo
Colocar as folhas de hortelã-pimenta numa xícara de chá e encher com água fervente. Deixar repousar durante 5 a 7 minutos e coar. Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia.
Chá de funcho
Ingredientes
- 1 colher de sementes de funcho;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Inserir as sementes de funcho na xícara de água fervente. Tampar e deixar amornar, durante 10 a 15 minutos. Coar e beber a seguir de 2 a 3 xícaras por dia. Outra opção de preparo deste chá é usar o saquinho do
Comentários