UOL - O melhor conteúdo
Feriado

Dia 19 de abril é feriado nacional? Entenda a data e veja o que é celebrado na próxima quarta-feira

Em 19 de abril é celebrado "Dia dos Povos Indígenas"

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 17/04/2023 às 21:24
Notícia
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Indígenas de várias etnias fazem caminhada para acompanhar em frente ao STF a votação do chamado Marco temporal indígena - FOTO: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Dia 19 de abril, próxima quarta-feira, é celebrado o "Dia dos Povos Indígenas". A data tem grande importante no resgate de memórias e legitimação de saberes ancestrais.

Pela importância do dia, muitos internautas querem saber se o dia é feriado nacional.

Saiba nesta matéria. 

Dia 19 de abril é feriado nacional?

Até o momento, do dia 19 de abril não é feriado nacional. Porém,  a data pode se tornar o próximo feriado do calendário brasileiro.

Entretanto é necessário que o Congresso Nacional aprove um projeto de lei do deputado Fábio Trad (PSD-MS) que está tramitando na Câmara Federal.

Conforma informações da Agência Câmara de Notícias, o projeto tramita em caráter conclusivo, isto é, ele não precisa ser votado pelo Plenário para que seja considerado aprovado pela Câmara, mas apenas aprovado pelas comissões designadas para analisá-lo.

Desta maneira, as comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania estão se debruçando sobre a proposta.

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Tema da marcha é "Mulheres originárias: Reflorestando mentes para a cura da Terra" - Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Quando é feriado em abril?

O mês de abril tem dois feriados nacionais. O primeiro foi dia 7 de abril, quando foi celebrado a sexta-feira santa. O próximo é dia 21 de abril.

Veja também: Veja o que abre e o que fecha dia 21 de abril

Na data é celebrado o "Dia de Tiradentes". Neste dia ocorreu a morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier um dos maiores nomes da Inconfidência Mineira, uma espécie de revolta da elite de Minas Gerais contra os portugueses.

Comentários