Saúde

Misturar bebidas alcoólicas deixa bêbado mais rápido? Tire as dúvidas sobre o consumo de álcool

Nem tudo o que se fala sobre o álcool tem comprovação científica ou consenso entre especialistas; tire as dúvidas sobre as bebidas alcoólicas

Imagem do autor
Cadastrado por

Humberto Cassimiro

Publicado em 24/08/2023 às 12:11 | Atualizado em 24/08/2023 às 12:22
Notícia
X

Com informações do VivaBem, do UOL

Não há dúvidas de que as bebidas alcoólicas fazem parte da cultura de várias sociedades ao longo da história. Com o consumo do álcool, no entanto, ficam aparentes os efeitos da substância no organismo.

Apesar de o álcool agir de maneira negativa no corpo, nem sempre tudo que se fala sobre a bebida álcoolica tem consenso entre os cientistas ou mesmo comprovação, sendo mitos.

Um dos mais comuns é de que misturar bebidas alcoólicas diferentes — como a cerveja, o vinho e os destilados — deixe a pessoa embriagada mais rapidamente ou piore a ressaca. Mas será que isso é verdade?

Misturar bebidas deixa bêbado mais rápido?

Não é verdade que misturar bebidas alcoólicas influencie no nível de embriaguez, já que esse é determinado pela concentração de álcool no sangue — e cada bebida possui um volume de álcool específico.

A ressaca, no entanto, pode ser diferente a depender do tipo de bebida consumido. O vinho, por exemplo, pode causar irritações na mucosa digestiva por conta de substâncias relacionadas à uva.

Além disso, no caso das bebidas fermentadas, como vinho e cerveja, a ingestão de água costuma ser maior do que nas destiladas, diminuindo os efeitos da desidratação.

Quanto tempo o álcool fica no corpo?

Normalmente, o álcool deixa a corrente sanguínea em até 12 horas após o fim da ingestão. Isso não significa, no entanto, que os efeitos passam após esse tempo.

A ação da substância pode agir de 12 a 24 horas, variando de pessoa para pessoa e dependendo, principalmente, da quantidade de álcool ingerida.

Como cortar o efeito do álcool imediatamente?

Apesar de ser um desejo de muitas pessoas, não é possível cortar o efeito do álcool no corpo imediatamente. No entanto, caso a intenção seja reduzir os efeitos, beber água é o primeiro passo, já que a bebida alcoólica deixa o corpo desidratado.

A metabolização da substância, contudo, vai levar o mesmo tempo e os efeitos ainda se fazem presentes. Por isso, se for dirigir, não beba. O mesmo vale para outras atividades que exigem atenção plena.

Tags

Autor