economia

Bolsa oscila e dólar aumenta com queda na prévia do PIB de agosto e conflito em Gaza

Ibovespa abre com oscilação e dólar opera em alta em meio a divulgação de queda na prévia do PIB e mais de duas semanas de conflito em Gaza

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 20/10/2023 às 11:49
X

A abertura do mercado financeiro foi marcada pela alta no dólar e a oscilação da Bolsa entre quedas e altas.  Essa dinâmica é influenciada, principalmente, pela divulgação do Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) e pela evolução do conflito na Faixa de Guerra.

Os indicadores do mercado financeiro sinalizam que o dólar teve uma abertura com alta de 0,36%, atingindo a marca de R$ 5,0710. Esse cenário segue um período de relativa estabilidade no dia anterior, quinta-feira (19), quando a moeda norte-americana teve uma ligeira queda de 0,02% após experimentar significativas flutuações ao longo do dia.

Nesse contexto, o dólar acumula uma queda de 0,70% ao longo da semana, um aumento de 0,52% no mês e uma diminuição de 4,26% no decorrer do ano.

No que se refere ao Ibovespa, o índice primordial da bolsa de valores brasileira, tem apresentado oscilações desde o início da abertura dos mercados. Inicialmente, registrou uma queda superior a 0,20%, e às 10h20, o indicador apresentava uma diminuição de 0,04%, marcando 114.060 pontos. Apenas seis minutos depois, às 10h26, a bolsa já indicava uma queda de 0,08%.

O principal motivo para tal questão ainda é a situação de conflito na Faixa de Gaza, que pode aumentar o preço das commodities no mundo e a divulgação nesta sexta-feira do IBC-BR, que apontou uma queda de 0,77% na prévia do PIB de agosto. 

TAXA SELIC É REDUZIDA EM 0,5% pelo BANCO CENTRAL

Tags

Autor