Saúde

Gastroenterite: Sintomas, causas e tratamento; Médico gastroenterologista responde dúvidas

Gastroenterite pode ser causada por vírus ou bactéria e pode causar diarreia, náuseas e vômitos

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 30/11/2023 às 11:06 | Atualizado em 30/11/2023 às 11:17
Notícia
X

A gastroenterite é uma infecção no sistema digestório que provoca muitos incômodos, como diarreia, náuseas e vômitos, além de, em alguns casos, cólicas e febre. Em casos mais severo, até os rins podem ser afetados. O problema pode ser causado por vírus ou bactéria e tem tratamento.

“A grande maioria das gastroenterites decorre de transmissão de vírus por via aérea ou oral, bem como ingestão de alimentos ou água contaminados. É importante a lavagem das mãos com frequência, bem como higienização de frutas e verduras consumidas em casa. Além disso, deve-se evitar alimentos de procedência duvidosa, principalmente ao se alimentar fora de sua residência”, explica o médico Bruno Falcão, gastroenterologista do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa.

“Há uma inflamação nas paredes internas dos órgãos digestivos, em especial o intestino grosso, que dificulta a absorção de água pelo organismo e provoca evacuações líquidas. Casos mais severos podem evoluir com desidratação, que pode, principalmente, afetar o funcionamento dos rins”, detalha o especialista.

Transmissão pode ocorrer de pessoa para pessoa

Em alguns casos, a gastroenterite pode ser transmitida de uma pessoa doente para outra saudável. Por isso, em caso de familiar doente dentro da residência, é importante proceder com muito cuidado.

“Deve-se evitar compartilhar talheres e copos, e incentivar a lavagem constante das mãos de todos os integrantes da família. Ao cuidar de uma criança doente, é importante ter atenção especial para higiene das mãos no asseio pós-episódios de diarreia”, orienta o gastroenterologista.

Tratamento

Segundo o especialista, na ocorrência dos sintomas, o médico deve ser procurado para identificar as causas e indicar o tratamento correto.

“As gastroenterites bacterianas costumam cursar com picos febris, dor abdominal intensa e, em alguns casos, diarreia com evidências de sangue (diarreia invasiva). A presença de febre também é possível na diarreia viral, portanto o diagnóstico deve ser feito através de consulta médica e exames de laboratório. O tratamento da gastroenterite bacteriana necessita do uso de antibióticos, enquanto a viral é tratada apenas com medidas de suporte (hidratação e remédios sintomáticos)”, destaca Falcão.

“A maior parte dos casos pode ser tratada em domicílio, com hidratação abundante e uso de medicações sintomáticas. Em casos de diarreia ou vômitos incoercíveis, dor abdominal intensa ou impossibilidade de oferta de líquidos por via oral, pode ser necessária a internação do paciente para cuidados especializados”, acrescenta.

“Grande parte dos casos de gastroenterite são auto-limitados, ou seja, se resolvem por conta própria em alguns dias. Os quadros causados por bactérias, após diagnosticados pelo médico, devem ser tratados corretamente, do contrário o paciente pode vir a desenvolver uma sepse, infecção generalizada que pode ter consequências muito danosas ao paciente”, alerta Bruno Falcão.

Cuidados para evitar desidratação

O médico chama atenção para a importância de oferecimento de água para o paciente com gastroenterite. “Boca e língua excessivamente secas, olhos afundados, perda de elasticidade da pele, dor de cabeça e aumento da frequência cardíaca são alguns sinais de desidratação. É importante aumentar a oferta de líquidos para o paciente, conforme aceitação. Não se deve parar a alimentação, desde que esta seja mais leve, pois o jejum prolongado pode ser prejudicial ao doente”, diz.

E vale uma atenção especial para crianças e idosos. “Toda a população tem susceptibilidade semelhante à gastroenterite; no entanto, bebês, crianças e idosos têm maior potencial de desidratação devido à baixa aceitação de líquidos e maior fragilidade. Os cuidadores destes grupos devem ter um cuidado especial com a ingesta líquida para evitar consequências”, afirma o médico.

O que evitar comer quando se está com gastroenterite?

“De um modo geral, alimentos com alto teor de gordura, condimentos e acidez devem ser evitados para não contribuir para piora dos sintomas. Como dito anteriormente, o paciente não deve evitar de se alimentar, desde que seja com alimentos leves e de fácil aceitação, bem como grande quantidade de líquidos”, conclui o médico Bruno Falcão.

A reportagem foi feita após consulta com o médico Bruno Falcão (CRM 20702 - RQE 5140). Ele é gastroenterologista do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, especializado em Gastroenterologia pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco.

Tags

Autor