Sangramento nasal

Sangramento no nariz: médica explica quais as causas e o que fazer quando o nariz está sangrando

Sangramento nasal tem várias causas; aprenda o que fazer quando seu nariz estiver sangrando, mas não deixe de procurar um médico

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 30/11/2023 às 12:17 | Atualizado em 30/11/2023 às 12:44
Notícia
X

Um sangramento nasal é algo que pode assustar muitas pessoas. Esse tipo de ocorrência pode ter várias causas e o tratamento depende justamente do motivo que faz isso estar acontecendo.

Para tirar todas as dúvidas sobre sangramento no nariz, conversamos com a médica Bárbara Salgueiro, otorrinolaringologista na Upae da Mustardinha, no Recife.

Doutora, quais são as causas mais comuns de sangramento nasal?

“A maior parte dos sangramentos é causada por fatores locais (do próprio nariz). O principal motivo é o trauma — ferimento ocasionado pelo hábito de manipular o nariz com o dedo, hastes flexíveis ou outros objetos -, mas infecções respiratórias (gripes, resfriados e sinusites), alergias, desvios de septo e outros fatores locais também podem predispor o paciente a sangrar. Outras causas menos comuns são o uso de medicamentos, pressão alta, doenças crônicas do fígado e dos rins, e alguns tumores nasais”, responde a médica.

“Estima-se que cerca de 60% da população vai apresentar algum sangramento nasal durante a vida, mas apenas uma pequena parcela destes vão requerer atendimento médico. São aqueles casos em que o sangramento nasal é de grande volume ou que se torna recorrente. Na maioria das vezes, a consulta com o otorrinolaringologista é o suficiente para identificar a causa do sangramento e tratar. Mas, às vezes, precisamos de alguns exames complementares para elucidar melhor o quadro”, esclarece Bárbara.

Doutora, o que fazer quando meu nariz sangrar?

“O primeiro passo é manter a calma e tentar controlar o sangramento: Deve-se posicionar a cabeça ligeiramente inclinada para baixo, para evitar que o sangramento escorra para trás, podendo ir para os pulmões ou trato digestivo. Como 9 em cada 10 sangramentos vem da parte da frente do nariz, pode-se fazer uma compressão nas abas do nariz utilizando polegar e o indicador como uma pinça por alguns minutos [VER VÍDEO ABAIXO]. Aplicar compressa gelada na face também pode ajudar a parar o sangramento por estimular a contração dos vasos sanguíneos”, orienta Bárbara Salgueiro.

Em quais casos devo procurar um médico por causa de sangramento no nariz?

“Se o sangramento não cessar com essas medidas iniciais ou a perda de sangue for muito volumosa, é recomendável procurar a urgência de otorrinolaringologia. Caso o sangramento tenha sido de pequeno volume e autolimitado, a investigação e o tratamento da causa que levou ao sangramento deverão ser feitos em consultório”, esclarece.

Como é feito o tratamento para sangramento nasal?

A médica explica que o tratamento é realizado em duas etapas. “A inicial é o controle do sangramento. Nessa primeira etapa, pode-se lançar mão de medicamentos, cauterização dos vasos sangrantes, tampões nasais e até mesmo cirurgias de urgência. Após controlado o sangramento, o tratamento deve ser direcionado para o fator que o originou”, detalha Bárbara Salgueiro.

Existem medicamentos, drogas ou alimentos que podem causar sangramento nasal?

“Sim. Os medicamentos mais associados são os que têm ação anticoagulante, como o ácido acetilsalicílico, clopidogrel e a varfarina. O uso crônico de descongestionantes nasais também pode predispor sangramentos no nariz. O uso de drogas ilícitas, como a cocaína, também é uma causa possível. Por fim, existem alguns alimentos e compostos naturais que também estão associados a sangramentos, como o ginkgo, ginseng e os suplementos à base de alho”, afirma a médica.

A reportagem foi feita após consulta à médica Bárbara Salgueiro (CRM-PE 26906/RQE 13871), otorrinolaringologista, na Upae da Mustardinha, no Recife.

Tags

Autor