Suco substitui água? É melhor beber suco ou comer a fruta? Diabético pode beber suco? Nutricionista tira dúvidas
Brasil oferece grande variedade de matéria prima para sucos, mas população ainda tem dúvidas sobre mitos e verdades no consumo das bebidas

Com uma grande oferta de frutas, os brasileiros estão acostumados a beber muito suco no dia a dia. Mas algumas dúvidas ainda persistem: devo beber suco ou é melhor comer a fruta? Quem tem diabetes pode tomar suco?
Para tirar essas e outras dúvidas sobre o mundo dos sucos, conversamos com a nutricionista Laura Siqueira.
É melhor beber o suco ou comer a fruta?
“As duas opções são consideradas saudáveis e podem ser benéficas para a saúde. A diferença é que o suco passa pelo processo de trituração e, então, muitas fibras presentes nas frutas são perdidas. Após a fibra ser removida, a frutose (açúcar) do suco acaba absorvida mais rapidamente”, responde a nutricionista.
“Além disso, há muitos nutrientes contidos nas partes das frutas, como nas cascas de maçã, que são descartadas quando você faz o suco de fruta”, desta, lembrando que sucos não substituem a água.
Diabético pode beber suco?
Sim. “Para diabéticos, uma opção interessante pode ser comer a fruta in natura para aquisição de mais nutrientes (vitaminas, minerais e fibras) e sempre que possível, optar pelo consumo de sucos contendo verduras, principalmente se você apresenta um baixo consumo de frutas e vegetais, os quais podem fornecer uma combinação de nutrientes e apresentar menor índice glicêmico, quando comparados aqueles feitos apenas de frutas”, explica a nutricionista.
Naturalmente, é importante que diabéticos conversem sempre com seus médicos e nutricionistas para entenderem como devem, particularmente, introduzir frutas e sucos no cardápio.
Receita de suco para aumentar a imunidade
Laura Siqueira sugere um suco que ajuda a reforçar a imunidade, por ser rico em antioxidantes. Confira:
Ingredientes:
- 5 Acerolas
- 2 Morangos grandes
- 1 Laranja
- 1 pedacinho de Gengibre
O modo de preparo é bastante simples: de acordo com a nutricionista, basta bater tudo no liquidificador e, preferencialmente, beber sem coar.
A reportagem foi feita após consulta à nutricionista Laura Siqueira (CRN-6: 19916).