Saúde

Pilates: quais os benefícios? emagrece? ajuda a ganhar massa muscular? Fisioterapeuta responde

Consciência corporal, concentração e melhoria da respiração são alguns dos benefícios associados à prática do pilates

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 27/12/2023 às 8:49
Notícia
X

Pilates é uma prática esportiva que tem se popularizado no Brasil nos últimos anos. Se você tem curiosidades e está sentindo vontade de experimentar, fique atento a algumas orientações.

Nesta página, conversamos com a instrutora de Pilates Paula Cristiane de Lima. Ela é fisioterapeuta e professora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE).

Quais são os benefícios do pilates?

Além dos benefícios já conhecidos de uma atividade física, o Pilates ajuda a pessoa a ter mais consciência corporal, concentração e controle do movimento. Associado à respiração, propicia a harmonia do corpo, tornando-o mais equilibrado e forte.

Qual a diferença entre pilates realizado por profissionais de fisioterapia e aqueles pilates que são vistos em academias de ginástica, com professores de Educação Física?

Fisioterapeutas trabalham focado em ajudar os pacientes a melhorar suas sequelas de determinadas patologias, reabilitar e apoio reabilitativo. Isso inclui fortalecimento e controle postural. O profissional de educação física foca nos benefícios da atividade física e não de reabilitação.



Quais são os princípios do pilates?

A concentração, controle do movimento, fluidez, respiração e centralização (busca do centro corporal).

Para quais grupos populacionais o pilates é principalmente indicado? Há contraindicação?

Todos os grupos são beneficiados. De crianças, a partir dos 6 anos, mulheres, homens, gestantes e idosos. Não tem contraindicação absoluta. É necessário analisar cada caso, usar o raciocínio clínico e, às vezes, adaptar os princípios do Pilates para cada corpo.



Geralmente, são recomendadas quantas aulas por semana? Quanto tempo dura uma aula?

Interessante de duas a três aulas semanais, com duração de 50 minutos.



Quais os benefícios do pilates para gestantes?

É uma atividade maravilhosa. Diria perfeita. Falo como fisioterapeuta e como beneficiária desta atividade durante e pós-gestação. Além de fortalecimento do assoalho pélvico e abdominais, evitando dores e diástases, trabalha ainda respiração e alongamento. É excelente para a consciência corporal durante o parto.

Pilates emagrece? É possível exemplificar quanto ele emagrece? Quantas calorias se perde em uma aula?

O Pilates ajuda no processo de emagrecimento, mas não é fator determinante. É uma consequência. O processo de emagrecimento não acontece apenas através do exercício físico. É necessária a consciência alimentar, ingestão de água e investigação metabólica.

Pilates faz ganhar massa muscular? Dá mais força e equilíbrio?

O Pilates trabalha com musculatura mais interna, de fibras tônicas, a hipertrofia mais visível demora um pouco mais a aparecer. Dá muita mais resistência a fadiga, força muscular com certeza e trabalha muito o equilíbrio corporal.

Pilates ajuda na qualidade do sono?

Sim, toda a atividade física proporciona bem-estar e o relaxamento libera substâncias no corpo que facilitam o processo do sono.

O que é Power house?

Centralização ou Power house, este princípio estabelece a base do tronco como centro de força e equilíbrio, onde se percebe a estabilização ou mobilização da coluna vertebral.

É possível fazer pilates em casa sozinho, sem acompanhamento de fisioterapeuta ou educador físico? Se sim, quais movimentos?

A orientação é importante para o paciente ou aluno. Um movimento executado erroneamente pode ser deletério para o praticante da atividade física, seja Pilates, musculação.

Reportagem feita após consulta à fisioterapeuta Paula Cristiane de Lima (Crefito 339312-F). Ela é professora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), instrutora de Pilates e tem pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional.

Tags

Autor