Saúde

Bateu a ressaca? Médico orienta como se recuperar do excesso de álcool e alerta sobre quando é necessário procurar o pronto-socorro

Com festas de final de ano, muitas pessoas exageram no álcool; saiba o que fazer para curar a ressaca

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 28/12/2023 às 13:35 | Atualizado em 28/12/2023 às 18:08
Notícia
X

As festas de final de ano são conhecidas por serem eventos regados a bastante álcool. Infelizmente, algumas pessoas acabam bebendo sem moderação, passam do ponto e experimentam nas horas seguintes os incômodos efeitos da ressaca.

De acordo com o clínico geral Fábio Queiroga, do Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes (HMA), em Paulista, no Grande Recife, a ressaca pode ser causada por vários fatores.

“Em termos científicos a ressaca ocorre devido ao acúmulo de acetaldeído, uma substância do álcool não convertido em ácido acético, no fígado, que leva a alguns sintomas característicos, como vermelhidão no rosto, dor de cabeça, enjoo e taquicardia”, comenta o médico.

“Porém existem outras causas além dessa como, por exemplo, a própria ação direta do etanol na produção de urina, que aumenta o fluxo urinário e causa desidratação; a irritação da mucosa gástrica (aumentando a secreção de suco gástrico e secreções intestinais, provocando sensação de queimação, náuseas e diarreia); e o seu efeito em diminuir a concentração de glicose no sangue (podendo gerar hipoglicemia)”, acrescenta Queiroga.

DIVULGAÇÃO

Médico Fábio Queiroga tira dúvidas sobre a ressaca - DIVULGAÇÃO

Beber café ajuda a reduzir os efeitos da ressaca?

Uma receita caseira popular para curar níveis leves de ressaca é beber café. Apesar disso, de acordo com o médico, ainda faltam evidências científicas acerca da capacidade que a bebida quente tem para reverter os sintomas.

“Não existe uma comprovação científica desse benefício. O que sabe sobre o café é que, por ser estimulante, pode ajudar a diminuir a sensação de cansaço, aumentar a energia e diminuir a dor de cabeça, mas também pode ser um vilão, uma vez que aumenta a vontade de urinar e, portanto, pode aumentar a desidratação”, alerta.

Quais alimentos ajudam a curar a ressaca?

“Primeiro uma hidratação é fundamental, seja com isotônicos, seja com água de coco ou água para curar da ressaca. Isso irá diluir as substâncias produzidas pelo etanol. Outra dica é comer ovo cozido, pois ajudam a metabolizar as substâncias do álcool, decompondo-os em água e gás carbônico. Já as frutas e verduras, facilitam o trabalho do sistema digestivo, fornecem vitaminas e sais minerais muito importantes para o organismo. Recomendo que se evite comer comidas gordurosas que retardam a digestão”, orienta o médico.

Quais são os sinais de alerta de uma ressaca grave que pode exigir atenção médica?

“O álcool em excesso causa depressão do sistema nervoso central (cérebro) e com isso a pessoa pode apagar literalmente, isso pode significar uma evolução grave, que pode levar ao coma e ser potencialmente fatal. Então quem passa dos limites e fica sem conseguir responder ou interagir, começam a apresentar vômitos excessivos ou diarreia profusa deve ser levado a uma emergência clínica urgentemente”, afirma Queiroga.

A reportagem foi feita após consulta ao médico Fábio Queiroga (CRM 16110), especializado em Clínica Geral e Medicina Esportiva. Ele é médico do Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes (HMA), em Paulista, Pernambuco.

Tags

Autor