CPI da Braskem

CPI da Braskem pode ser instalada nesta terça-feira (12); Renan Calheiros, Omar Aziz e Jorge Kajuru são alguns dos integrantes

CPI da Braskem vai investigar possíveis crimes cometidos por petroquímica em Maceió; capital alagoana sofre risco de afundamento em cinco bairros

Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 12/12/2023 às 11:53 | Atualizado em 12/12/2023 às 12:09
A reunião, segundo o ex-senador Sérgio Machado, aconteceu entre senadores emedebistas na residência oficial de Renan Calheiros com o suposto objetivo de discutir propina, paga pela JBS, para apoiar a reeleição de Dilma Roussef - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O Senado pode instalar nesta terça-feira (12) uma CPI para apurar possíveis crimes cometidos pela Braskem, em Maceió, cidade que sofre, atualmente, risco de afundamento de cinco bairros localizados sobre antigas minas de exploração de sal-gema da empresa petroquímica.

A proposta de criação da CPI da Braskem foi feita pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL). Além de Calheiros, também já foram indicados para participar da CPI os seguintes senadores:

O PDT ainda não indicou seu representante. Os suplentes indicados foram:

Com isso, todos os senadores de Alagoas vão integrar a CPI da Braskem.

Leia Também

CPI DA BRASKEM

A CPI pode ser instalada ainda nesta terça-feira (12), a depender de uma reunião que acontece entre o presidente Lula, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, e outros políticos alagoanos, como o próprio Renan Calheiros.

Pelo regimento do Congresso, a primeira reunião da CPI deve ser comandada pelo político mais velho indicado pelos partidos. Nesse caso, é o senador Otto Alencar (PSD-BA).

“Eu vou instalar a CPI dependendo do que sair [da reunião com Lula]. O Renan vai me ligar depois da reunião. Se vai dar para instalar hoje não sei, acho que o tempo é exíguo. Eu sou favorável à investigação. Eu não travo coisa nenhuma. Tenho certeza que instalando agora não tem tempo para trabalhar neste ano, porque ainda tem sabatinas, LDO, LOA e recesso pela frente”, disse Otto Alencar, segundo a CNN.

Mesmo que a CPI seja instalada hoje, a previsão é de que os trabalhos só comecem em 2024, em virtude do recesso parlamentar.

Tags

Autor

Webstories