Aviso

NUBANK é notificado por FALTA DE SEGURANÇA e GOLPES no APP

A principal queixa das vítimas foi de que o banco não contém ou não utiliza sistemas que bloqueiam transações que fogem do padrão

Nathália Macêdo
Nathália Macêdo
Publicado em 10/04/2023 às 17:11 | Atualizado em 10/04/2023 às 17:19
Notícia
Divulgação/Nubank
Nubank é notificada pela Defesa do Consumidor - FOTO: Divulgação/Nubank

Após invasões nas contas dos clientes do Nubank, a empresa recebeu, na última quinta-feira (6), uma notificação do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). As pessoas prejudicadas acabaram perdendo dinheiro ou tendo empréstimos realizados em seus nomes.

Reclamações

De acordo com o Instituto, a motivação para mandar o aviso foi por causa das várias queixas sobre a falta de segurança do Nubank. Os criminosos conseguiam transferir o saldo das pessoas para contas de terceiros.

Com isso, ainda segundo o Idec, o principal protesto das vítimas é que o banco não contém ou não utiliza sistemas que bloqueiam transações que fogem do padrão.

Com isso, o Instituto de Defesa do Consumidor deu 15 dias para que o serviço financeiro possa dar uma resposta oficial sobre o ocorrido.

Nota

No Nubank, a segurança é uma prioridade desde o primeiro dia e cooperamos com as autoridades responsáveis pelo cuidado com o consumidor.

Reafirmamos o nosso compromisso com a proteção dos nossos mais de 70 milhões de clientes, mantendo uma vigilância constante sobre a utilização dos nossos serviços, incluindo o desenvolvimento de ferramentas de proteção para ajudar os usuários na prevenção e inibição de golpes.

Divulgação/Nubank
Nubank é notificada pela Defesa do Consumidor - Divulgação/Nubank

Com relação a esses crimes, o Nubank mantém equipes especializadas e canais abertos 24 horas para o atendimento às vítimas. Em caso de suspeita de movimentação indevida por terceiros, os clientes devem seguir o passo a passo disponível no SOS Nu, hub de segurança da companhia.

'Alerta de Golpe'

O Nubank criou o recurso, que compõe o chamado 'Pack de Proteção' da empresa, para avisar o cliente quando ele está prestes a fazer uma transação para uma conta potencialmente duvidosa.

"O Alerta de Golpe é uma ferramenta a mais para ajudar a te proteger. Mas é muito importante estar sempre atento a potenciais golpes e nunca enviar dinheiro sem se certificar de que a conta de destino é confiável", informou a empresa.

A ferramenta faz a sinalização, como um pop-up no app, antes de você concluir a transação, seja ela de Pix, TED ou pagamento de boleto.

Comentários