
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou mais quatro casos de sarampo
Caso obtenhas os sintoma, é necessário procurar um posto de saúde mais próximo. - Foto: Ricardo B. Labastier/Arquivo JC Imagem
Ao todo, 182 pernambucanos participaram da excursão, e a análise para verificar outros casos estão sendo feitos pela Vigilância Epidemiológica dos Municípios dos Viajantes, SES-PE e da Gerências Regionais de Saúde (Geres), com o objetivo de evitar a circulação viral do sarampo.
No Brasil, os Estados com casos são: Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Sergipe, Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas e Roraima. É importante ir ao posto de saúde mais próximo, caso a pessoa que possa estar com suspeita da doença tenha viajado para esses locais, nos últimos 30 dias, ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou.
Todo paciente que apresentar febre e exantema e manchas avermelhadas que começam na cabeça e vão descendo para o restante do corpo, seguido de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independentemente da idade e situação vacinal. Até o momento, mais de 1,2 mil doses da vacina aplicadas e deve ser feito de forma seletiva, conforme a situação de cada contato, na faixa etária de 6 meses a 49 anos. Acima dessa idade, se avalia a necessidade da imunizar a pessoa.
A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) está disponível nas salas de vacina dos municípios. ressalta a importância de finalizar o esquema vacinal para evitar casos da doença. A imunização com a tríplice deve seguir o seguinte esquema:
- Indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias entre elas;
- Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral;
- Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.
Os bandidos quebraram a grade de proteção, entraram nas salas e levaram uma submetralhadora no roubo
A população exige que seja feita alguma coisa da parte dos governantes
A população exige que seja feita alguma coisa da parte dos governantes