FASCITE PLANTAR: o que é bom para 'curar' fascite plantar? Veja sintomas e como é o tratamento

A fascite plantar te incomoda? O nome desse problema pode não ser tão conhecido popularmente, mas esse é um mal relativamente comum, que pode afetar até 10% da população, de acordo com dados da BBC News Brasil.

Trata-se de uma inflamação na fáscia plantar, ligamento localizado na "planta do pé" que conecta os ossos dos dedos ao calcanhar. A fáscia cumpre um importante papel no ato de caminhar e pode se inflamar por diversos fatores.

Alongamento insuficiente dos músculos das pernas e das coxas é uma das possíveis causas da fascite plantar, assim como o sobrepeso, diabetes fora de controle, tabagismo e um formato dos pés muito arqueado ou muito plano.

Além disso, a idade também é um fator, e a doença é mais comum entre pessoas com mais de 30 anos.

SINTOMAS DA FASCITE PLANTAR

A inflamação da fáscia que gera o quadro de fascite plantar gera uma dor forte próxima ao calcanhar, com pico de intensidade dando-se costumeiramente pela manhã e alívio ao passar do dia a medida que a pessoa acometida pela doença caminha.

SINTOMAS DA FASCITE PLANTAR

Após períodos prolongados em pé, a fascite plantar também pode gerar dores em outros pontos da fáscia. Vermelhidão e inchaço no local afetado também podem fazer parte do quadro da doença, bem como dificuldade de mover a ponta do pé em direção à canela, como aponta Maria Helena Varella Bruna, do site Drauzio Varella.

SINTOMAS DA FASCITE PLANTAR

Caso não seja tratada, a dor causada pela fascite plantar corre o risco se tornar crônica, o que afeta o modo de andar e pode acarretar lesões à coluna, joelho e quadris.

TRATAMENTO DA FASCITE PLANTAR

O tratamento da fascite plantar é focado em diminuir a inflamação da fáscia e a dor, e inicialmente aplicação de gelo, exercícios, fisioterapia e uso de calçados com boa capacidade de amortecimento, além de ações relacionadas aos fatores de risco (emagrecimento e abandono do tabagismo).

TRATAMENTO DA FASCITE PLANTAR

Caso as ações citadas não surtam efeitos, podem ser administradas injeções, infiltrações e ondas de choque no local afetado, sob orientação médica.

TRATAMENTO DA FASCITE PLANTAR

Nos menos de 10% de casos em que nenhuma das ações citadas gerem resultados, é realizada uma cirurgia para liberação da fáscia plantar, caso a dor no pé persista por mais de 6 meses.

PREVENÇÃO DA FASCITE PLANTAR

Evitar algumas coisas pode ajudar a prevenir o aparecimento da fascite plantar, como andar descalço(a) em pisos muito rígidos e utilizar sapatos de salto alto ou sapatênis por períodos prolongados. Alongar os músculos antes e após atividades físicas também colabora com a prevenção.

IMPORTANTE

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de fascite plantar, procure um médico para investigação e início de tratamento. Fontes da matéria: BBC e Site Drauzio Varella.

GANHO DE MASSA MUSCULAR: Veja 7 dos melhores ALIMENTOS para ganhar MASSA MUSCULAR

Ler mais

PSYLLIUM EMAGRECE? Saiba o que é Psyllium, para que serve e como usar

Ler mais

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories